Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

Biodigestor residencial é um sistema capaz de produzir gás de cozinha e fertilizante a partir de resíduos orgânicos

O biodigestor é um sistema que realiza a decomposição anaeróbica (sem oxigênio) de resíduos orgânicos, como fezes de animais de estimação e restos de alimentos, e gera como produto biogás e biofertilizante. Esse sistema é conhecido por ser usado na área rural para tratar os resíduos agropecuários, em fazendas e granjas, por exemplo. Mas também existe o biodigestor residencial, modelo menor e que pode ser usado tanto em propriedades rurais quanto em residências urbanas. Ele é compacto, eficiente e de baixo custo.

biodigestor-rural-geograph
Biodigestor rural reduz impacto e aumenta renda do produtor
HomeBiogas 2.0
Privado: Homebiogas
Promove o aproveitamento de recursos, transformando os residuos em gás de cozinha
A partir de R$10.400,00
Frete CO₂ neutralizado
Comprar

Como funciona o biodigestor residencial?

O biodigestor residencial é dividido em duas partes: o digestor anaeróbio e o gasômetro localizado na parte superior. O biodigestor residencial deve estar localizado em local arejado e ensolarado pois as bactérias necessitam de calor para se multiplicar rapidamente, como o processo é anaeróbio não há problemas com odores e pode ser instalado perto das residências. A manutenção é simples, deve-se observar sempre a válvula, que tem que estar no mesmo nível da água e a limpeza do biodigestor residencial é feita através de um dreno de fundo.

O que pode ser colocado no biodigestor residencial?

No digestor podem ser colocados quaisquer tipos de biomassa, como restos de alimentos, grama, fezes de animais de estimação e até humanas, entre outros resíduos orgânicos. A produção não será significativa usando apenas alimentos, o ideal é alimentar o biodigestor com restos de alimento e fezes. 

Toda a matéria orgânica inserida no biodigestor residencial servirá de alimento para as bactérias que decompõem esse material, gerando, como produto da reação, biogás e biofertilizante. Como recomendação, o ideal é que a alimentação do biodigestor residencial seja feita metade por resíduos sólidos e metade por líquidos, e o processo fica mais rápido e eficaz se os resíduos passarem por um moedor antes de irem para o biodigestor (quanto menor a partícula, mais rapidamente será deteriorada e gerará mais gás).

O que não pode colocar no biodigestor?

Não poderão ser inseridos minerais como areia e pedras, pois estes são materiais inorgânicos que não são decompostos pelas bactérias anaeróbias.

Quanto tempo leva para o biodigestor produzir gás?

Biodigestor residencial da Recolast
Imagem: Recolast/Divulgação

O biodigestor residencial demora em torno de 30 dias para iniciar a fabricação do biogás. A produção é equivalente a um botijão de gás por mês, podendo variar dependendo do tipo de biomassa (resíduo), temperatura, tamanho das partículas e movimentação do resíduo.

O biogás gerado pelo processo é armazenado no gasômetro e é transportado por meio de uma mangueira até o local em que será utilizado. O equipamento que receberá o biogás pode precisar de adaptação para receber o gás. Por exemplo: se você for utilizar o biogás em um fogão tradicional, o bico de entrada do fogão terá que ser adaptado, pois o bico de passagem do biogás é de maior diâmetro (porque o biogás tem pressão menor do que o gás natural).

Produção e utilização do biofertilizante

A quantidade de biofertilizante gerada é diretamente proporcional à quantidade de resíduos inserida no biodigestor residencial, ou seja, se você alimentar o biodigestor com o volume de um balde (20 litros) por dia, gerará 20 litros de biofertilizante. Em geral o kit do biodigestor residencial já vem com um recipiente para coletar o biofertilizante que será gerado pelo processo da biodigestão.

biodigestor-fc
O que é e como funciona o biodigestor?

O biofertilizante gerado é rico em nutrientes (nitrogênio, fósforo e potássio, ou NPK), podendo ser utilizado para irrigação de uma horta, por exemplo. Porém, caso você não tenha onde utilizá-lo, e nem um vizinho para quem doar, você pode descartar esse material em qualquer local de descarte líquido, exceto rios e nascentes em geral.

O biodigestor residencial é uma solução rápida e eficiente para o tratamento de resíduos orgânicos domésticos. Ele é ideal para residências e/ou propriedades rurais, e pode ser montado pelo próprio usuário. Os produtos desse tipo vêm acompanhados de um manual.

Quer saber mais? Veja mais detalhes sobre os equipamentos disponíveis e consulte os preços na Loja eCycle.

HomeBiogas 2.0
Privado: Homebiogas
Promove o aproveitamento de recursos, transformando os residuos em gás de cozinha
A partir de R$10.400,00
Frete CO₂ neutralizado
Comprar

Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais