Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

Saber como fazer um desodorante caseiro é uma forma natural e econômica de evitar substâncias nocivas

Aprender como fazer desodorante caseiro e natural é uma excelente escolha para reduzir a exposição a produtos químicos nocivos, como o triclosan. Entenda e confira uma receita simples e acessível:

Por que fazer desodorante caseiro

O desodorante é um produto cosmético feito para cortar o mau odor das axilas, diferente dos antitranspirantes, que têm a função de diminuir a produção de suor. Saiba mais sobre esse tema na matéria: “Desodorante e antitranspirante são a mesma coisa?“.

A maioria dos cosméticos industrializados possui ingredientes que são nocivos à saúde e ao meio ambiente, e o desodorante não fica de fora desse grupo. Mesmo havendo regulamentação, o uso contínuo de desodorantes convencionais (aqueles vendidos em mercados, perfumarias e farmácias) pode gerar problemas. Esse tipo de item costuma ser composto por substâncias como triclosan, propilenoglicol, parabenos, fragrâncias, alumínio e álcool – cada um tem uma função específica, mas todos apresentam diversos impactos negativos. Saiba mais sobre esse tema na matéria: “Desodorante: o que é e quais são seus componentes“.

Como alternativa para um consumo consciente e até mesmo para redução de custos, você já pensou em fazer seu próprio desodorante caseiro?

Um desodorante caseiro pode ter a mesma eficiência dos industrializados se os componentes tiverem as mesmas propriedades de inibição de odor. Dentre as várias características dos óleos essenciais está a ação bactericida, que diminui a os efeitos nocivos de bactérias e fungos (juntamente com o suor, eles produzem maus odores). Os óleos de cravo, de alecrim, de limão, de eucalipto, entre outros, são altamente indicados para o uso em desodorantes caseiros. A receita básica tem como itens principais: a manteiga vegetal – prefira as 100% naturais e que foram extraídas por processo de prensagem a frio, que é um método de menor impacto ambiental; o bicarbonato de sódio, que é um grande agente de limpeza; e o óleo essencial, que proporciona o aroma.

Óleos essenciais
Conheça os óleos essenciais e os seus benefícios para o cotidiano
A partir de R$19,00
Orgânicos e naturais
Comprar

Como fazer desodorante caseiro

Ingredientes

Modo de preparo

Derreta a manteiga de karité e a manteiga de cacau, juntamente com o bicarbonato e o amido, usando o a técnica de banho-maria ou o forno de micro-ondas; em seguida misture bem os ingredientes. Na sequência, adicione os óleos de sua preferência e misture. Coloque a mistura em um frasco esterilizado e leve para a geladeira por cinco minutos para pegar consistência. Por fim, guarde em um ambiente arejado e ao abrigo do sol.

Pronto! É fácil e simples, não é? Agora você já tem o seu desodorante livre de produtos químicos! Mas é preciso ficar atento, pois o desodorante caseiro tem um prazo de validade menor, por não terem adição de conservantes químicos. Geralmente, o prazo de validade não ultrapassa os seis meses. Fique ligado também para sintomas de alergia a algum dos ingredientes – o melhor é testar antes de começar a usá-lo.

Se você não é muito adepto do “faça você mesmo” ou está sem tempo, visite a loja virtual do Portal eCycle para conhecer desodorantes feitos com ingredientes que não prejudicam o seu corpo.

Banho & Corpo
Seu banho e cuidado pessoal mais relaxante, natural e sustentável
A partir de R$9,00
Frete CO2 Neutro
Comprar

Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais