Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

Descubra como desentupir o ralo de maneira simples, ecoeficiente e sem produtos químicos agressivos para a saúde e o meio ambiente

Como desentupir ralo é uma dúvida comum para todo mundo em qualquer casa. Na cozinha, os vilões são pequenos pedaços de alimentos, gordura e óleo que passam pela tampa do ralo. Além disso, existe outro problema que é limpar o ralo do banheiro entupido com cabelos, pelos e restos de sabonete.

As soluções comumente encontradas no mercado, para desentupir pia e ralo, passam por produtos químicos potentes. Esses, nem sempre resolvem o problema e contribuem muito para a contaminação da água. Principalmente se a sua cidade não tiver programa de tratamento de esgoto.

Por isso, preparamos algumas dicas de como desentupir ralo de maneira simples, fácil e rápida. A primeira dica é: acompanhar no nosso vídeo. Nele ensinamos como desentupir o ralo do banheiro e de qualquer outra parte da casa de modo sustentável.

Se curtir, inscreva-se no canal do Portal eCycle no YouTube! Além disso, uma dica bônus pode ajudá-lo a prevenir que novos entupimentos aconteçam. Confira!

Como desentupir ralo de banheiro

O que é bom para desentupir o ralo?

1. Como desentupir um ralo com bicarbonato

Confira nosso vídeo e entenda como proceder para desentupir o ralo de qualquer parte da casa de modo sustentável. O vídeo apresenta uma solução ecoeficiente e rápida de como fazer uma receita para desentupir o ralo. É tiro e queda na prevenção ao entupimento!

Ingredientes

Como desentupir ralo

Primeiro, jogue meio copo de bicarbonato de sódio pelo ralo. Depois, misture uma xícara de vinagre branco com meio limão espremido. Despeje a mistura pelo ralo depois do bicarbonato de sódio.

Espere por mais cinco minutos e coloque os 3,5 litros de água quente no ralo. A água vai lavar a mistura, acabando com o problema do ralo entupido.

O bicarbonato de sódio é um químico alcalino que irá te ajudar na missão de como desentupir o ralo. Ele vai quebrar as partículas de gordura que existem na tubulação. Enquanto o vinagre, que é um ácido, vai fazer o bicarbonato de sódio espumar, facilitando a ação do químico em toda a tubulação.

Faça uso periodicamente desta receita na prevenção de entupimentos. Ela garantirá que não haja um acúmulo de resíduos em sua tubulação e que uma condição irreversível ocorra.

A importância de se limpar o ralo com frequência e de substituir produtos químicos por outros mais ecológicos se reflete no Brasil. Por exemplo, na questão dos rios da cidade de São Paulo. Há 40 anos se debate uma solução para tal problema e, até hoje, houve apenas uma pequena melhora. Por exemplo, a soda cáustica é uma parte significativa dessa poluição, juntamente com inseticidas, detergentes e outros resíduos residenciais.

2. Cabo de drenagem, cabide de arame ou desentupidor

Essas são as ferramentas mais populares e simples para desentupir ralo. No Brasil, o desentupidor por sucção é o mais comum e pode ser encontrado na maioria das casas. Já os cabos de drenagem para desentupimento costumam ser vendidos em lojas estrangeiras, mas é possível encontrar opções disponíveis na internet.

Recomenda-se, por questões de higiene, utilizar desentupidores diferentes para ralo de banheiro, de área de serviço e de cozinha. Os desentupidores por sucção para pia de cozinha são compactos e podem ser facilmente guardados no armário sob a pia. Já os próprios ralos de banheiro costumam ser um pouco maiores.

Como desentupir ralo

A maneira correta de utilizar um desentupidor é, primeiro, retirar o máximo de água possível do ralo. Assim, evitando a bagunça que o transbordamento pode causar. 

Depois, certifique-se de que o desentupidor selou totalmente a abertura do ralo. Então, comece a bombeá-lo devagar, empurrando-o para cima e para baixo algumas vezes. Em seguida, puxe-o para cima rapidamente.

Lembre-se de que, se a abertura do ralo não estiver coberta por completo, produtos químicos podem retornar. Isso mesmo que o processo de desentupimento pareça ter dado certo. Se isso não funcionar, você pode tentar limpar o ralo com um cabide de arame reto. Basta empurrá-lo para dentro diretamente no ralo, com força, para desfazer a obstrução.

A terceira opção é procurar por um cabo ou tubo de drenagem, que é bastante eficaz, embora não seja tão fácil de encontrar. Essas ferramentas podem ser operadas manualmente ou mecanicamente, com a ajuda de um motor.

Elas têm lâminas que giram e destroem qualquer obstrução causada por, por exemplo, cabelos ou restos de alimentos. Você também pode utilizar essa ferramenta junto com a receita indicada na dica anterior, para garantir que o desentupimento aconteça.

como-limpar-liquidificador
Aprenda a limpar, de verdade, o seu liquidificador

3. Sabão em pó e água quente

Uma ótima maneira natural de desentupir o ralo obstruído é usar sabão em pó com água quente. Se o entupimento for causado por graxa, esse método funciona especialmente bem!

Como desentupir ralo

Esguiche uma boa quantidade de sabão para dentro do ralo entupido. Em seguida, despeje uma panela ou chaleira de água fervente pelo ralo. Esse processo pode resolver as obstruções gordurosas do ralo. Para prevenir entupimentos, faça isso pelo menos uma vez por semana.

Dica: ao usar água fervente, use luvas de forno para não queimar as mãos. Também mantenha o rosto para trás para se proteger do vapor.

4. Peróxido de hidrogênio

O peróxido de hidrogênio, mais conhecido como água oxigenada, também pode ser usado para desentupir ralo. Misture uma xícara do produto com uma colher de sopa de bicarbonato de sódio.

Como desentupir ralo

Despeje essa mistura dentro do ralo e deixe fazer espuma. Além de desobstruir, esse processo ainda ajuda a limpar o ralo. Lembre-se de usar luvas de borracha para proteger as mãos.

Como evitar ralo entupido?

Como desentupir ralo
Foto de Daniel Dan na Unsplash

Agora que você já resolveu o problema, considere trocar a tela protetora do ralo por uma nova e mais eficaz. Para evitar que materiais indesejados causem obstruções e odores desagradáveis novamente. Depois de lavar a louça, certifique-se de retirar todos os restos de alimentos que sobraram na tela protetora.

Uma das soluções de prevenção é a instalação de uma caixa de gordura. Eles são tanques que podem ser instalados na tubulação logo após o ralo da pia, ou em outra parte, onde as gorduras são separadas da água que irá para o sistema de tratamento de esgoto. Após certo tempo, as caixas de gordura precisam ser limpas, e os resíduos gordurosos que se acumularam nela devem ser destinados aos locais especializados em seu tratamento.

Caso o problema seja o ralo do banheiro, saiba que o maior motivo desse tipo de entupimento é o excesso de cabelo. Por isso, procure retirar diariamente fios de cabelo que possam ter caído no chão do banheiro. Esse é um jeito de evitar a formação de tufos responsáveis pelo entupimento do ralo.


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais