Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

Aliando sustentabilidade e solidariedade, projeto recupera peças e cria novos skates

O carioca Rodrigo Braga, skatista há 12 anos, entre uma manobra e outra, criou um projeto unindo esporte, solidariedade e sustentabilidade. Chamado C-4 Skateshop, ele reúne e reaproveitas peças velhas e usadas de skates, monta novos e doa para pessoas que não podem adquirir um novo.

“A ideia surgiu a partir de uma observação minha de que muitas pessoas, quando compravam peças novas, deixavam as usadas de lado, jogavam fora ou guardavam em uma gaveta empoeirada para eternidade consumir”, disse Rodrigo. “Eu sempre ajudei alguns amigos quando trocava minhas peças e percebia que tinha muita gente precisando de ajuda nesse sentido. Então tive essa ideia de estimular as pessoas a deixarem comigo suas peças usadas. Eu juntaria, montaria os skates e, com a ajuda de alguns amigos, daríamos uma reformada nas peças antigas” completou.

Conhecido como “Pombo” na praça DuÓ, onde ele costuma dar seus “roles” de skate, Braga conta com a ajuda de seu amigo Jhou para a realização do projeto. Eles utilizam sua oficina para a recuperação e remontagem das peças. Qualquer um pode fazer doação de peças.

O lema da C-4 é “Integridade Skateboard” e, segundo “Pombo”, isso significa procurar desenvolver o potencial do esporte no Rio de Janeiro, dar espaço para pessoas que não têm oportunidade de ter um skate de estarem “quebrando” nas ruas e participando do esporte.

Os próximos passos do projeto de doação de skates de Pombo já estão muito bem encaminhados. Até agora, foram entregues apenas dois skates, mas as próximas doações já estão prontas.

Essa não é a primeira vez que a prancha do skate instiga criatividade e sustentabilidade. Recentemente, dois designers argentinos inovaram criando guitarras profissionais com a madeira de skates usados, e, segundo quem usou, o resultado é incrível. O designer finlandês Björn Holm também desenvolveu um projeto incrível a partir do skate, criando pranchas de surf que reutilizam a madeira de velhos shapes (parte principal do skate).


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais