Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

A neutralização de carbono por plantio de árvores ocorre pelo sequestro de carbono da atmosfera, que é fixado na biomassa da planta, ou seja, sequestrado do meio ambiente para ser fixado na planta. Uma árvore, em média, é capaz de sequestrar 15,6 quilos de CO2 por ano – isso facilita a determinação de quantas árvores serão necessárias para neutralizar as emissões de empresas obtidas no inventário de emissão de gases do efeito estufa (GEE).

A técnica de plantio de árvores nativas também é o método mais acessível para pessoas físicas que desejam neutralizar suas emissões do dia a dia, sem esquecer, é claro, que é essencial reduzir a pegada de carbono, fazendo melhores escolhas. Existem calculadoras que contabilizam o CO2 emitido e quantas árvores são necessárias para neutralizar determinado valor.

biomassa
O que é biomassa? Conheça vantagens e desvantagens
Como produzir eventos sustentáveis

Com o cálculo da geração de gases de efeito estufa (GEEs) de empresas, eventos ou pessoas é possível realizar a quantificação de árvores necessárias para compensar as emissões. As árvores absorvem CO2 (gás carbônico ou dióxido de carbono) pela fotossíntese, usado para seu crescimento, que é armazenado na biomassa (folhas, tronco, raízes) e é o estoque de carbono.

Mas elas também emitem CO2 quando respiram (de noite) e quando morrem (decomposição ou queima de sua biomassa). Quando o carbono absorvido em uma floresta excede a emissão de CO2 pela respiração das árvores, ocorre o chamado sequestro de carbono.

Para realizar a ação de neutralização de carbono, o emissor pode escolher investir em novas áreas de reflorestamento bem como em áreas já consolidadas, como projetos de conservação. A aplicação de investimentos em novas áreas se dá por meio de compra e plantio de mudas, bem como em sua manutenção. Em programas de preservação, muitas vezes as árvores já são adultas e têm grande estoque de carbono por hectare, assim existem custos de manutenção florestal, bem como infraestrutura e administração.

Essas áreas de conservação certificadas podem vender o CO2 captado por meio do comércio de créditos de carbono (que equivale a uma tonelada de carbono) ou pelo Redução das Emissões por Desmatamento e Degradação Florestal (REDD), que é um mecanismo de prevenção de emissão. Como dito anteriormente, ao morrerem, as árvores liberam o CO2 acumulado em sua biomassa, o REDD representa as emissões evitadas pelo desmatamento ou degradação florestal.

Devido à alta aceitação pela sociedade, baixo impacto associado, fácil acessibilidade, baixo custo e pelos outros benefícios que os serviços ecossistêmicos das florestas oferecem, o meio do plantio de árvores é a técnica mais comum para neutralizar emissões de CO2 e contribuir para a mitigação do aquecimento global.

créditos de carbono
Entenda o que é crédito de carbono
Desmatamento
Desmatamento: impactos, causas e consequências

Como saber se produzo emissão de carbono? Preciso neutralizar?

A pegada de carbono é uma metodologia criada para medir as emissões de gases estufa – todas elas, independente do tipo de gás emitido, são convertidas em carbono equivalente. Esses gases, incluindo o gás carbônico, são emitidos na atmosfera durante o ciclo de vida de um produto, de processos ou de serviços.

São exemplos de atividades que geram emissões a queima de combustíveis fósseis como as viagens de avião e a colheita mecanizada, consumo de qualquer natureza (alimentação, vestimenta, entretenimento), produção de eventos, a criação de pastagem para gado, o desmatamento, a produção de cimento, entre outras. Todas essas atividades, além dos outros gases, emitem carbono e podem ser realizadas tanto por pessoas, quanto por empresas, ONGs e governos – por isso, todas essas entidades podem realizar a neutralização de carbono.

Se você come um prato de arroz e feijão, saiba que houve uma pegada de carbono para essa refeição – se em seu prato contiver alimentos de origem animal, essa pegada é ainda maior (plantação, cultivo e transporte). Conhecer a emissão de carbono, direta ou indiretamente, é muito importante para reduzi-la com a finalidade de desacelerar o aquecimento global, melhorar a qualidade de vida do planeta, reduzir a pegada ecológica e evitar o overshoot, conhecido como a sobrecarga da Terra.

Se habitantes dos EUA trocassem carne por feijão, emissões seriam reduzidas drasticamente, segundo pesquisa
Separação de lixo
Separação de lixo: como fazer corretamente
Compostagem
O que é compostagem e como fazer?

Reduzir o consumo supérfluo e optar por uma postura mais amigável ao meio ambiente, praticando o descarte correto e a compostagem, por exemplo, são formas de evitar a emissão de carbono. Já a emissão de carbono que não foi possível evitar, é preciso neutralizar.

Como posso fazer a neutralização de carbono?

Algumas empresas, como a Eccaplan, oferecem o serviço de cálculo e neutralização de carbono para indivíduos e empresas. As emissões inevitáveis podem ser compensadas em projetos ambientais certificados. Dessa forma, a mesma quantidade de CO2 emitida nas empresas, produtos, eventos ou no dia a dia de cada pessoa, é compensada com incentivo e uso de tecnologias limpas.

A compensação ou neutralização de carbono, além de viabilizar financeiramente projetos ambientais, melhora a qualidade de vida das pessoas e promove o uso sustentável de áreas verdes. Para saber como começar a fazer a neutralização do carbono emitido por você, sua empresa ou evento, assista ao vídeo e preencha o formulário a seguir:

Verifique o campo
Verifique o campo
Verifique o campo
Verifique o campo
Verifique o campo
Verifique o campo

Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais