Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

Conheça alimentos que ajudam a melhorar a memória e o desempenho de funções básicas do seu cérebro

Já são muito difundidos os benefícios de nos alimentarmos de forma adequada para suprirmos as necessidades do nosso organismo e mantê-lo saudável. Entre as regras básicas estão aumentar o consumo de frutas, vegetais, legumes, sementes e peixes e reduzir a ingestão de alimentos processados, com altas taxas de gordura, açúcar e sal. Consumir alimentos para memória é outra forma de ajudar nosso cérebro a funcionar melhor.

Existe um grupo de alimentos que pode contribuir para melhorar a concentração e a capacidade da nossa memória. Que tal inclui-los na sua alimentação diária e deixar seu cérebro tinindo?

Alimentos para memória

Saiba mais sobre os alimentos mencionados no vídeo acima e que ajudam a melhorar a memória.

1. Mirtilo (blueberry)

Mirtilo (blueberry)
Imagem de Jessica Lewis no Unsplash

O estresse oxidativo pode acelerar o processo de envelhecimento do cérebro, com efeitos negativos sobre a função cerebral. De acordo com estudos em animais (acesse 1 e 2), os antioxidantes (que combatem o estresse oxidativo citado) presentes nos mirtilos tendem a se acumular em áreas do cérebro que são essenciais para a memória.

Eles parecem interagir diretamente com neurônios em envelhecimento, levando a melhorias na sinalização celular.

Mirtilo: benefícios comprovados para a saúde

Estudos com humanos também mostraram resultados promissores. Em um deles, nove participantes idosos com comprometimento cognitivo leve consumiram suco de mirtilo todos os dias. Após 12 semanas, foram observadas melhorias em vários marcadores da função cerebral.

Um estudo de seis anos que contou com 16.010 participantes idosos chegou à conclusão de que os mirtilos e os morangos estavam ligados a atrasos no envelhecimento cognitivo em até 2,5 anos.

Eles também são úteis para diminuir o risco de infarto, para abaixar a pressão arterial, entre outros. Algumas formas de consumir esse alimento para memória são fazer sucos, smothies ou ingeri-lo em seu formato normal.

2. Peixe

mercúrio em peixes
Imagem de Gregor Moser no Unsplash

Espécies de peixes como salmão, cavala, arenque e sardinha são ricas em ômega 3, que é essencial para desenvolvimento e manutenção do tecido cerebral e para uma série de outras funções. Há três tipos de ômega 3: ácido alfa-linolênico (ALA), ácido eicosapentaenoico (EPA) e ácido docosahexaenóico (DHA) – as siglas estão em inglês.

Conheça alimentos ricos em ômega 3, 6 e 9

O EPA, segundo estudo, pode ser útil para evitar depressão. Outra pesquisa provou que ele pode ser tão eficaz no combate à doença quanto o popular medicamento Prozac.

O DHA representa 40% dos ácidos gordurosos poli-insaturados presentes no cérebro. Mães com uma dieta suficiente em ômega 3 tiveram filhos com menos riscos de adquirirem doenças mentais e mais chances de adquirirem níveis de inteligência significativos.

Para uma dieta equilibrada, certos nutricionistas recomendam duas porções de peixes ricos em ômega 3 por semana. Há quem tome suplementos, mas outro estudo questionou a efetividade destes, chegando à conclusão de que comer peixes seria mais efetivo. Se você for vegetariano, há outras opções, como a semente de abóbora.

3. Abacate

Abacate é repleto de benefícios
Imagem disponível em Pxhere sob CC0 Domínio público

Embora a fruta apresente altas taxas de gordura, a gordura presente é monoinsaturada e faz bem, ajudando a aumentar o colesterol bom (HDL) e a reduzir o colesterol ruim (LDL). O abacate facilita o fluxo de sangue, e todo alimento com essa função também ajuda o cérebro. “Circulação sanguínea saudável significa cérebro saudável”, diz a médica Ann Kulze.

O abacate apresenta muitos outros benefícios, que vão de diminuição de colesterol à proteção dos olhos.

4. Semente de abóbora

Semente de abóbora
Imagem de Engin Akyurt em Pixabay

As sementinhas são ricas em ômega 3 e ômega 6 – só este fato já faz delas importantes para o cérebro, como vimos no item 2. As sementes de abóbora têm bastante ácido alfa-linolênico (ALA), que é um ômega 3 essencial de cadeia curta, de origem vegetal, e que nossos corpos não produzem. O ALA pode ser convertido em outros tipos de ômega 3 (EPA e DHA) graças a enzimas presentes no organismo humano.

As sementes de abóbora são perfeitas para quem é vegetariano e não come peixe. Outros alimentos com ômega 3 são semente de linhaça, semente de chia, nozes e outras oleaginosas.

São ricas em magnésio, que ajuda a controlar a pressão sanguínea, o que também auxilia o fluxo de sangue para o cérebro. Ela têm muitas fibras, antioxidantes e podem ajudar na saúde cardíaca e diminuir os níveis de açúcar no sangue.

5. Chocolate escuro

Benefícios do cacau
Imagem de Monika Grabkowska no Unsplash

O chocolate escuro, rico em cacau e com pouco açúcar, possui nutrientes, como fibras, ferro, magnésio, potássio e zinco, que proporcionam benefícios à saúde. Ele também apresenta alta quantidade de antioxidantes.

Um estudo com voluntários saudáveis mostrou que cinco dias de consumo de cacau de alto teor de flavanol melhoraram o fluxo sanguíneo para o cérebro dos indivíduos.

O cacau também pode melhorar significativamente a função cognitiva em idosos com deficiência mental, aumentar fluência verbal e diminuir fatores de risco para doenças mentais.

O chocolate escuro rico em cacau contém substâncias estimulantes, como a cafeína e a teobromina, o que pode ser uma das principais razões pelas quais o cacau é capaz de melhorar a função cerebral de curto prazo.


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais