Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

Cinco especialistas citaram razões pelas quais não se deve deixar de passar fio dental diariamente

Você tem costume de usar fio dental? Se não, deveria. Apesar de já ter ouvido esse conselho de seu dentista milhares de vezes, talvez não tenha escutado as razões pelas quais eles insistem tanto. E são várias.

O site Live Science conversou com cinco especialistas em higiene bucal que explicaram a importância de usar fio dental. Veja aqui porque passar fio dental é tão importante e confira as principais considerações feitas pelos profissionais:

  • Os microrganismos presentes nas placas dentárias causam a inflamação de tecidos leves, como a gengiva. Se não for contida, a inflamação pode se transformar numa gengivite que, quando não tratada por meio de uma boa higiene bucal, pode destruir o tecido profundo e, eventualmente, o osso que suporta o dente no soquete. O uso do fio dental é necessário para remover essas placas presentes na superfície dos dentes, especialmente entre dois dentes, uma vez que a escova não consegue alcançar espaços tão pequenos.
  • Existem evidências de que há ligação entre doenças periódicas (gengivite) e doenças sistêmicas (diabetes, obesidade, pneumonia). Esse fato, por si só, já é um excelente motivo para usar fio dental.
  • Apenas manter uma dieta saudável com poucos carboidratos (que causam danos aos dentes) não é suficiente. Se analisarmos dois grupos que fazem uma dieta idêntica, porém divididos entre os que usam fio dental e os que não usam, veremos que o segundo grupo certamente terá problemas relacionados à inflamação da gengiva e até no osso. Contudo, o uso incorreto do fio dental também pode causar danos à gengiva, dilacerando-a.
  • Cada organismo responde de uma maneira às inflamações – a gengivite, por exemplo, é uma das respostas. Portanto, um tratamento feito com uma boa higiene com o fio dental não significa que os resultados vão aparecer imediatamente. O mesmo se dá ao uso regular do fio: algumas pessoas são mais suscetíveis a tais doenças e talvez tenham que usar desse artifício mais do que outras, para manterem a saúde bucal em dia. Pessoas que fazem quimioterapia ou tratamentos que afetam na quantidade e qualidade da saliva devem dar atenção especial à higiene bucal. O mesmo vale para as mulheres grávidas.
  • É preciso criar um hábito diário e isso nem sempre é fácil. Para ajudar, os especialistas acreditam que usar fio dental depois de escovar os dentes é melhor para isso, pois cria um processo de associação do ato de escovar os dentes com o uso do fio – o que é ótimo para a memória.

O Portal eCycle também quer dar uma força para que todos possam criar esse hábito pra lá de saudável. E o mais importante: usá-lo de forma correta. Curta um pequeno manual de uso abaixo ou o vídeo (em inglês) de como passar fio dentals e faça bom proveito do seu fio dental!

Aprenda passar fio dental

Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais