Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

Saiba como fazer o descarte de pneu usado ou velho de forma simples e sem custos. A destinação ambientalmente correta também é obrigação do consumidor.

Para descartar pneu usado de forma ambientalmente correta existem algumas opções, reaproveitar o pneu para construir vasos, móveis, ou dar outro uso para o objeto ou aplicar a logística reversa e devolver o pneu no local onde foi comprado, para que o fornecedor dê a destinação final.

Pneumático, mais conhecido como pneu, é um tubo de borracha cheio de ar e ajustado ao aro da roda do veículo, que permite a sua tração e, ao mesmo tempo, absorve os choques com o solo sobre o qual o veículo trafega. O pneu não é composto de materiais tão nocivos a ponto prejudicar o meio ambiente. No entanto, o formato do produto é bem propício para a proliferação de doenças, como a dengue. Além disso, somente no no Brasil, 45 milhões de pneus são produzidos por ano e muitos pneus acabam jogados em rios, o que aumenta a calha dos mesmos, podendo causar transbordamentos.

Recauchutar, doar, vender

Recauchutar em uma oficina e doar para empresas que o reutilizam de outras formas são atitudes bem legais para serem feitas com pneus velhos. Também há artistas que os utilizam como matéria-prima para construir móveis e outros objetos. Caso não haja nenhuma dessas opções ao seu alcance, através da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) o descarte de pneus usados é de responsabilidade do fabricante, portanto cabe a ele a responsabilidade de recolher e dispor adequadamente. Mas não se esqueça que você também faz parte dessa cadeia, como consumidor você tem a obrigação de devolver o pneu usado, por isso entre em contato com o fabricante, o local onde você adquiriu o pneu ou leve até um ponto de entrega voluntária. Acesse nossa página de Postos de Reciclagem e encontre o ponto de entrega voluntária mais perto de você.

Quer descartar seu objeto com a consciência tranquila e sem sair de casa?

Verifique o campo

Por favor, informe um ou mais objetos que deseja descartar, seja especifico quais objetos e a quantidade exata.

Inserir um CEP válido
Verifique o campo
Verifique o campo
Verifique o campo
Verifique o campo
Verifique o campo
Verifique o campo
Verifique o campo

Quer saber sobre outros materiais? Navegue pela seção Recicle Tudo.

Veja o vídeo sobre reciclagem de pneus.


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais