Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

A palavra “bijouteria” vem do francês bijouterie, que quer dizer joia. Consta que a bijouteria surgiu na Europa no século XVII e era usada principalmente pelas pessoas que não tinham recursos para adquirir peças originais. Essas peças começaram como amuletos de origem religiosa, como medalhas, escapulários, cruzes, pulseiras com imagens de santos etc. Mas, aos poucos, os adereços foram conquistando mais usuários, devido à versatilidade e à variedade dos materiais trabalhados, adaptando-se rapidamente à moda e às novas tendências. Descobriu-se recentemente, por meio de uma exumação, que até a Imperatriz Leopoldina, primeira mulher de D. Pedro I, era adepta das bijouterias: ela fora enterrada com um par de brincos feitos de resina.

As bijouterias geralmente são feitas com ligas de metais que imitam o ouro e a prata, e com pedras preciosas ou similares de gemas (vidro, plástico etc..).  Além disso, como já falamos aqui, muitas delas têm a presença de produtos químicos que podem ser prejudiciais à saúde, principalmente das crianças, tais como mercúrio, chumbo, cádmio, níquel, entre outros.

Cuidados com as bijouterias

As bijouterias são confeccionadas com materiais delicados e, por isso, necessitam de um cuidado maior na sua conservação. Listamos abaixo alguns procedimentos que você pode tomar, para conservar o bom estado delas.

  • Evite o contato da sua bijouteria com produtos cosméticos em geral (perfume, desodorante, spray para cabelo etc.); 
  • Quando for guardá-la, passe uma flanela para tirar qualquer resíduo de creme ou outro produto que possa ter ficado nela, a fim de não ocorrer, aos poucos, a corrosão da peça;
  • Para limpar, use uma flanela úmida ou seca;
  • Evite lavar as mãos ou tomar banho com ela.

Mesmo não sendo tão danosa aos adultos como é para crianças, a bijouteria que possua ligas com metais deve ser evitada por precaução. Há modelos que não contam com esse tipo de material e também são bem legais. Inclusive, alguns deles são feitos a partir do reaproveitamento de materiais.

Reciclagem e reaproveitamento

Dependendo do seu material, é possível reciclar bijouterias. Caso a sua bijouteria antiga esteja desgastada e seja feita predominantemente de materiais metálicos, você pode encaminhar para postos de reciclagem de metal. Também é possível incrementar a bijou antiga usando peças que você já tem em casa (veja uma dica aqui).


Quer descartar seu objeto com a consciência tranquila e sem sair de casa?

Verifique o campo

Por favor, informe um ou mais objetos que deseja descartar, seja especifico quais objetos e a quantidade exata.

Inserir um CEP válido
Verifique o campo
Verifique o campo
Verifique o campo
Verifique o campo
Verifique o campo
Verifique o campo
Verifique o campo

Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais