Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

Peça tem 1,85m de altura e conta com dispositivos elétricos

Edson Azevedo, também conhecido como Jotazevedo, lança o projeto Gênesis, cuja maior novidade é o Robô Eco, um robô de material reciclado, com seu 1,85m de altura. A ideia é aliar arte e design à educação ambiental. As peças criadas por Azevedo são inspiradas em Star Trek e têm como base o uso de material reciclável. Reaproveitar objetos antigos é algo que o artista vem desenvolvendo há três anos.

O robô é montado com partes de aspirador de pó, copinhos de iogurte, luminárias, canos, painel de moto, ventilador e muita criatividade. A peça fala, movimenta a cabeça e acende o visor. Os materiais são doados por amigos e  parentes.

Jotazevedo constrói seus projetos sozinho, mas pede ajuda aos amigos na parte elétrica. E comenta: “Deu um pouco de trabalho, mas nada como um pouco de paciência, determinação e sabedoria que Deus tem me concedido.” O artista sempre se inspirou em temas futuristas. Porém, os projetos totalmente recicláveis são recentes. Foi criando pequenos detalhes de suas obras com lixo que ele descobriu o potencial do material. Hoje, ele desenvolve todos seus trabalhos reutilizando resíduos. “Antes eu fazia apenas os detalhes das peças com o material reciclado, foi então que comecei a ver o quanto essa matéria-prima é rica e me dá tamanhas possibilidades para criar e inovar”, afirmou.

Para conhecer mais sobre o trabalho do designer, clique aqui. E para quem gosta de explorar as possibilidades da reutilização, deixamos a dica do documentário Lixo Extraordinário.


Texto: Flavia Alves


Veja também:


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais