Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

Alimento balanceado foi criado em laboratório. Empresa diz que os três sabores de pizzas congeladas possuem apenas ingredientes naturais

A pizza não é exatamente uma comida saudável. Considerada por muitos como “junk food“, ela contém grandes quantidades de calorias, gorduras saturadas e sódio, bem como níveis reduzidos de nutrientes. E se falarmos de pizza congelada vendida em supermercados, os problemas se agravam devido aos conservantes adicionados na receita, para que ela dure por mais tempo. Mas uma empresa do Reino Unido promete mudar a visão a respeito desse alimento tão popular a partir de sua nova criação: uma pizza saudável.

Batizada com o nome da companhia que a criou, a Eat Balanced (algo como “Coma de Forma Balanceada”, em tradução livre) seria uma pizza que equilibra os nutrientes presentes no alimento. A equipe da empresa analisou 25 marcas de pizzas congeladas convencionais e constatou que, além das grandes quantidades de sódio, calorias e gorduras saturadas, havia pouquíssimas fibras, vitaminas e minerais.

A partir da orientação de nutricionistas, a equipe decidiu cortar metade do sal presente em uma pizza e substituí-lo por algas marinhas – a criação foi feita em laboratório. Segundo os fabricantes, não há alteração de sabor e as algas proporcionam ferro, iodo e vitamina B12 aos consumidores. Para reduzir o excesso de gorduras e calorias (que é 60% menor que em pizzas congeladas tradicionais), apenas alguns tipos de ingredientes foram selecionados para compor as pizzas “saudáveis”: farinha de trigo cru e não tratada, água, tomate picado, queijos mussarela e cheddar, tomate cereja, pimenta vermelha, frango, óleo de colza, fermento, presunto, orégano, sal, alho em pó e as já citadas algas marinhas.

Os produtores afirmam que os três sabores das pizzas (queijo & tomate, presunto & abacaxi, e frango apimentado) são feitos com ingredientes 100% naturais e que o produto final é totalmente balanceado, proporcionando a quantidade recomendada de nutrientes para cada refeição, de acordo com a Food and Drink Federation, do Reino Unido – podendo ser ingerida até três vezes ao dia e sendo até recomendada para crianças.

É tão boa assim?

No entanto, é preciso ficar atento. Além do fato de a Eat Balanced ser vendida congelada em supermercados (o que pode significar o adicionamento de conservantes – prejudiciais à saúde), um dos ingredientes utilizados é o presunto, uma carne processada que contém grandes quantidades de nitritos e nitratos, que podem causar câncer no consumo a longo prazo (veja mais aqui).

De qualquer forma, só pela redução do sódio e das gorduras, a Eat Balanced parece ser uma boa opção para aqueles que não abrem mão da redonda. Disponível no mercado britânico, a alternativa tem tudo para ser copiada em diversas partes do mundo.

Confira o vídeo (em inglês) que apresenta o produto:


Veja também:


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais