Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

O risco de câncer aumenta ao não se ter uma boa higiene bucal, diz estudo. No entanto, ligação ainda não é totalmente comprovada

Uma relação um tanto incomum está sendo cada vez mais investigada e vem ganhando força: a má higiene bucal e o câncer. Como inúmeros fatores influenciam na incidência do câncer, é difícil estabelecer essa relação, mas há cientistas dispostos a desvendar se essa hipótese é correta por meio de observações cuidadosas dos dados coletados.

O estudo “Periodontal Disease, Tooth Loss and Cancer Risk in a Prospective Study of Male Health Professionals” do The Lancet Oncology, sugere que a perda de dentes e as doenças periodontais podem aumentar o risco de alguns cânceres. Foram observados usuários do sistema de saúde dos Estados Unidos, do sexo masculino, entre 40 e 75 anos, para que o estudo fosse realizado. Os dados obtidos mostram um aumento em 35% no risco de cânceres sanguíneos e 21% no de cânceres em geral.

A hipótese ainda não comprovada é que, como as pessoas com uma má higiene bucal têm mais infecções na gengiva, essas infecções trariam mais inflamações, que podem ter uma relação com o câncer bucal.

Também foi observado que, dentre os pacientes analisados, os que tinham histórico de doenças periodontais apresentaram 14% a mais de chances de desenvolverem câncer.

Ainda há pesquisas sendo feitas para se entender essa ligação, mas aumentando ou não a incidência de câncer, não há como se sair perdendo ao se ter uma boa higiene bucal.

Portanto, confira alguma dicas sustentáveis para melhorar a sua higiene bucal e também para espantar o mau hálito.


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais