Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

Linha de óculos de sol aposta em novos recursos e pegada verde

A linha de óculos de sol Evoke lançou um modelo dito como totalmente sustentável. O produto conta com estratégias de redução de impacto ambiental em cada item que compõe a peça. O resultado é uma linha pioneira de óculos produzida na Itália com uma inovadora matéria-prima: o bioplástico. As embalagens de cada produto trazem o selo FSC (Forest Stewardship Council) de produção sustentável, com estojos feitos de PET reciclado, forrados de algodão natural.

Essa novidade faz parte do Evoke Conscious Design, projeto liderado pelo Laboratório de Pesquisa da Evoke que busca alternativas de produção menos prejudiciais ao eco sistema. Atualmente, cinco modelos fazem parte da linha ECO da Evoke: Amplifier, Amplibox, EVK 04, Haze e Super Seed.

Será mesmo?

Para garantir a durabilidade do produto, as principais marcas de óculos de sol costumam fazer suas lentes com um material chamado Policarbonato. Ele é um tipo de poliéster conhecido como termoplástico e, hoje, ocupa um lugar entre os preferidos pelas indústrias de vários setores e pode ser reciclável. Já o bioplástico ou plástico verde, apesar do nome, carrega algumas opiniões controversas, que valem à pena serem conhecidas. Esse material é extraído de uma fonte de energia renovável ( no caso, a plantação da cana de açúcar) e, em cada tonelada de bioplástico produzido, são capturadas 2,5 toneladas de CO² atmosférico. Mas ainda assim é plástico, e, portanto, não biodegradável.  Sua produção implica em novos impactos para o meio ambiente, como o uso de água e solo em larga escala, possíveis contaminações por fertilizantes e comprometimento de áreas que poderiam ser utilizadas para a produção de alimentos.

Opinião eCycle – Pensando bem

As novidades sustentáveis que aparecem no mercado são mais que bem vindas, já que representam uma mudança de comportamento do mercado perante as necessidades do mundo. Quem dita isso somos nós, os consumidores, que devemos sempre estar atentos ao fato de que novos produtos, mesmo com boas intenções, podem representar impacto equivalente àqueles produzidos com materiais tradicionais.


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais