Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

Tecnologia desenvolvida nos EUA transforma dióxido de carbono em concreto por meio da água do mar

E se todo o dióxido de carbono que despejamos na atmosfera se materializasse em forma de blocos de concreto, pavimentação e calçadas? Acredite, essas ideias não estão no mundo da ficção. Uma empresa do Estado da Califórnia, nos Estados Unidos, desenvolveu uma tecnologia que sequestra o carbono da atmosfera e o transforma em um material semelhante ao concreto.

Toda a concepção da companhia, que se chama Calera (palavra em espanhol que significa calcário) se baseia nas águas marinhas. Observando o modo como o mar ajudou a manter equilibrado o ciclo do carbono por milhares de anos, os pesquisadores notaram que, quando o CO2 é absorvido pela água do mar, ele tende a se mineralizar, formando calcário, por exemplo.

A Calera aumenta a velocidade de absorção de carbono pelas águas do mar e o transforma em produtos que possam ser úteis. Na usina termoelétrica Moss Landing, na Califórnia, movida a gás natural, a empresa instalou um mecanismo em que o carbono que sai da usina após a combustão é bombeado para um local repleto de água marinha. Lá, acontece a Mineralização via Precipitação Aquosa (MAP – sigla em inglês), uma mistura de reações químicas induzidas, que mineraliza substâncias como cálcio, carbonato de magnésio e bicarbonatos minerais.

Bloco de concreto

Construção civil

Após esse processo, o material sólido resultante pode ser de grande valor na construção civil. Além de ser útil na produção de calçadas, pavimentos e blocos de concreto, a tecnologia nos livra do excesso de dióxido decarbono que, entre outros fatores, altera o clima no planeta, o que prejudica a vida humana e animal ao redor do globo.

A empresa, no entanto, tem consciência de que ainda não há possibilidades de se construir um prédio com o tipo de concreto sustentável, pelo menos por enquanto. Inicialmente, a companhia disponibiliza o produto apenas para construções não estruturais enquanto a tecnologia ainda não se desenvolve melhor.



Veja também:


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais