Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

Bike brilha à noite quando iluminada pelos faróis dos carros, diminuindo o risco de acidentes

Quando ciclistas se põem a pedalar, há a necessidade de usar todos os recursos possíveis para que eles se tornem mais visíveis aos motoristas. Tornar-se visível é questão de segurança, principalmente em grandes cidades, onde o tráfego é intenso. As luzes e as faixas refletoras na bicicleta, no capacete e nos pedais ajudam nessa tarefa.

Contudo, a Mission Bicycle Comapany, uma empresa de São Francisco (EUA) que faz bicicletas artesanais customizadas, criou uma bike para dar uma grande ajuda na visibilidade.  Batizada de Lumen, ela  brilha por inteiro – da estrutura até os aros – quando iluminada pelos faróis dos carros (veja foto acima).

Durante o dia, a Lumen é uma bicicleta como qualquer outra, com uma pintura cinza escura cintilante. De noite, ela se transforma. A mágica de fazer uma bicicleta “brilhar” está no acabamento utilizado: a Lumen recebeu uma cobertura retrorrefletiva. A bike passou por revestimento a pó com centenas de milhares de minúsculas esferas transparentes. A ação retrorrefletiva se baseia no efeito “olho de gato”:  quando iluminada pelas luzes dos carros – ou qualquer outra fonte de luz – cada esfera microscópica reflete a luz de volta à fonte, ao invés de se difundir, como em outras formas de reflexão. A retrorreflexão é focada, fazendo com que a luz refletida seja mais intensa.

O feito foi conseguido pela  empresa Halo Coatings, que se uniu à Mission Bicycle para desenvolver a Lumen.  A Halo Coatings desenvolveu a tecnologia inovadora para tornar possível aplicar um revestimento retrorrefletivo em uma superfície 3D, como a estrutura de uma bicicleta.

Com a Lumen, de acordo com seus fabricantes, quanto mais perto o carro da bicicleta, mais ela brilha, e consequentemente, mais notado se é, reduzindo os riscos de acidente. A luz refletida pode ser vista a até 300 metros de distância.

Os fabricantes agora querem levar a Lumen ao mercado, fazendo uso de um financiamento coletivo pela internet. A meta de U$ 15 mil já foi ultrapassada no site Kickstarter. Saiba mais e financiar o projeto.

Confira  abaixo o vídeo da Lumen:


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais