Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

Capacidade do animal de absorver CO2 pode servir de modelo para desenvolvimento de novas técnicas

Cientistas descobriram uma nova e curiosa habilidade do ouriço do mar. O animal consegue, utilizando o metal níquel, transformar dióxido de carbono (CO²) em conchas. Mas como esse gás do efeito estufa se torna carbonato de cálcio, a matéria-prima da concha?

Durante um estudo, ao observar larvas de ouriço do mar, pesquisadores da Universidade de Newcastle acidentalmente descobriram que seu exoesqueleto possui nanopartículas de níquel.  Ao serem expostas a uma solução de CO², as partículas extraíram todo o gás carbônico presente no ambiente, transformando-o em conchas. Esse processo é bastante semelhante ao realizado por ostras e outros animais marinhos.

A tecnologia atual de sequestro e armazenamento de carbono consiste na captura do gás e no seu armazenamento em formações geológicas subterrâneas, como poços de petróleo vazios. O risco de vazamento é grande, fazendo com que esse método não seja absolutamente confiável.

Com a nova descoberta técnicas mais em conta e menos perigosas podem ser criadas, já que a utilização do níquel, que assim como outros metais pesados afeta negativamente a saúde humana, faz com que os custos dessa nova tecnologia sejam menores em comparação com as já existentes. É uma nova arma que pode evoluir muito a fim de auxiliar no combate ao aquecimento global.


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais