Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

Engenheiros de Hong Kong querem diminuir o desperdício de eletricidade

Hong Kong é uma cidade muito grande, com uma rede de esgoto que conta com 7,8 mil km de tubulações. O monitoramento é um processo complexo, constante e que conta com pequenas turbinas para mover os equipamentos de observação. Eles garantem que a tubulação se mantenha limpa e em funcionamento.

O problema desse sistema é que cada turbina gera apenas 80 volts, o suficiente para acender quatro lâmpadas fluorescentes pequenas. Alguns canos da rede de esgoto são muito finos e, consequentemente, tem menor fluxo de água e baixa energia potencial.

Na tentativa de aumentar a eficiência da geração de energia elétrica neste processo, engenheiros da Universidade Politécnica de Hong Kong criaram uma turbina esférica que utiliza a pressão residual das turbinas já existentes para gerar mais energia. Ela conta com oito pás e um eixo especial oco, que minimizam a perda de energia, além de não utilizar lubrificantes, para garantir a qualidade da água.

As turbinas esféricas já foram testadas em diversos pontos de Hong Kong. Após a instalação de todo sistema, é esperada uma economia de 700 kW/h e a redução anual de 560 kg das emissões de dióxido de carbono.

Veja também:
Invenções malucas para economizar água
Designers canadenses criam conceito para gerar energia elétrica por meio de balões


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais