Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

Inovação retoma discussão sobre perigo da turbina convencional à fauna

O impacto de usinas eólicas sobre as populações de aves sempre foi tema de polêmicas desde a criação e implantação das primeiras turbinas eólicas. Para muitos, os equipamentos são altamente nocivos para conjuntos de aves, enquanto outros não veem a questão de modo tão alarmante.

Para ajudar a solucionar esse tipo de discussão, o presidente da Sigma Design, Jerry Lynch, está se dedicando a testes e melhorias na fabricação da turbina eólica patenteada de Raymond Green, que foi desenhada nos Estados Unidos com a intenção específica de ser segura para aves.

O design da turbina, chamada Catching Wind Power®, não utiliza hélice exposta. Ela funciona com uma tecnologia de compressão do ar por meio de cones chamada de Compressed Air Enclosed Wind Turbine, que significa algo como turbina eólica fechada de ar comprimido.

Segundo Lynch, os testes preliminares devem ser realizados com o objetivo de coletar dados e traçar planos sobre o que deve ser feito e melhorado para iniciar a comercialização.

A turbina pode ser produzida em diversos tamanhos. A ideia é fabricar modelos pequenos, para uso doméstico, passando por turbinas médias e chegando a modelos em larga escala, adequadas para o emprego em usinas.

Outro ponto de vista

Segundo Nicholas Brown, criador do site kompulsa.com que possui informações sobre geografia, meio ambiente, transportes e energia, o problema das turbinas é bem menor do que parece.

De acordo com Brow, devido ao surpreendentemente alto número de mortes de aves na usina eólica de Altamont Pass nos EUA, causado por uma tecnologia de turbinas antiga que pode até atrair pássaros por causa de sua estrutura convidativa, usinas eólicas ficaram com a fama de serem destrutivas para aves. Entretanto, maioria das usinas não provoca uma mortalidade das aves sequer próxima da registrada em Altamont Pass.

Para o especialista, as mortes de aves em turbinas são raras se comparadas com as causadas por vidros de janelas. Isso porque as turbinas são estruturas visíveis, enquanto as janelas são transparentes, fazendo com que os animais tentem atravessá-las quando estão fechadas.

Altamont Pass

A usina de Altamont Pass, criada em 1981, foi construída no início da indústria de energia eólica, quando não havia muitos dos conhecimentos e tecnologias empregados atualmente. Talvez por essa razão, tenha sido construída sobre uma rota de migração de aves. O que, segundo o autor, ajudaria a explicaria a mortalidade mais elevada do que em outras usinas.

As mortes em Altamont Pass respondem por mais de metade das fatalidades de aves em todo os EUA. A usina foi construída no lugar errado e com a tecnologia errada, é a conclusão de Nicholas Brown.

Uma turbina com um design que não cause mortes de pássaros seria bem vinda se pudesse competir com os modelos regularmente utilizados no mercado, ajudando o mundo migrar para uma matriz energética mais sustentável.

Para ter mais informações sobre a Catching Wind Power®, acesse o site oficial.

Veja também:


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais