Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

Entenda por que o Dia da Terra é comemorado em 22 de abril e a importância da data para a proteção do planeta

O Dia da Terra é comemorado anualmente no dia 22 de abril. A data é celebrada desde 1970, quando foi estabelecida pelo senador e ativista ambiental Gaylord Nelson, do estado de Wisconsin, nos Estados Unidos. Em 1969, 11 milhões de litros de óleo foram derramados no mar de Santa Bárbara, cidade localizada no centro da costa californiana, após um acidente em uma plataforma de perfuração offshore.

“A Terra: das Origens aos Dias Atuais” é o novo curso da Casa do Saber e já tem inscrições abertas

Em 22 de abril de 1970, em reação ao desastre ambiental, 20 milhões de pessoas tomaram as ruas de diversas cidades nos EUA para protestar contra a crise ambiental provocada pela poluição atmosférica, a poluição das águas e o derramamento de óleo. Os atos inspiraram Gaylord Nelson a ratificar um dia nacional dedicado à educação ambiental nos campi universitários, que foi batizado de Dia de Terra.

Com cerca de 10% da população nas ruas, o Congresso dos EUA aprovou medidas fundamentais para debater e solucionar problemas ambientais, como a criação da Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos e leis como a Lei Nacional de Educação Ambiental, a Lei de Segurança e Saúde Ocupacional e a Lei do Ar Limpo.

Inicialmente comemorado apenas nos Estados Unidos, o Dia da Terra ganhou cunho internacional só no início dos anos 1990, quando mobilizou cerca de 220 milhões de pessoas em 141 países.

Desde então, o Dia da Terra alcançou proporções globais e continua a contribuir anualmente para ampliar a nossa compreensão sobre questões ambientais e sobre a importância de proteger o planeta Terra no dia a dia, em todo o mundo.

Em 2009, a Assembleia Geral das Nações Unidas adotou uma resolução reconhecendo formalmente o Dia Internacional da Mãe Terra. Em 2016, a ONU adotou o Acordo de Paris, articulando o compromisso das nações de limitar o aumento da temperatura global em até 2º C em relação aos níveis pré-industriais e fortalecer sua capacidade de mitigar os impactos negativos das mudanças climáticas, que resultam da intensificação do efeito estufa em virtude da atividade humana.

Após uma série de desastres e tendências ocorridas na década de 1950, nos Estados Unidos, cientistas começaram a dar mais atenção à maneira como a rápida industrialização estava afetando o meio ambiente.

Com o propósito de abrir discussões sobre a preocupação com a fome em massa, o grande crescimento populacional, a poluição do ar e da água e a preservação dos recursos naturais do planeta, surgiu o movimento ambientalista.

Organizações ambientais reúnem grandes líderes globais para celebrar os 50 anos do Dia da Terra

A Earth Day Network, organização que coordena o movimento, promove anualmente uma série de eventos físicos, transmissões ao vivo pela internet e debates com personalidades importantes para comemorar o Dia da Terra. Apesar disso, o Dia da Terra não pertence a nenhum órgão ou entidade.

Trata-se de uma festa que pode e deve ser comemorada livremente por qualquer pessoa, em qualquer lugar do planeta. Além disso, o Dia da Terra se tornou um importante acontecimento educativo e informativo para a avaliação de problemas e soluções relacionadas ao meio ambiente.


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais