Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

Curso de seis semanas mostra como o brasileiro consome e por que

Será que paramos para pensar naquilo que consumimos? Quantos pares de sapatos e blusas de frio precisamos? É necessário tudo isso? E mais intrigante, por que achamos que precisamos tanto de coisas novas? São essas e muitas outras questões que a Casa do Saber, em sua unidade jardins São Paulo procura discutir e elucidar com o curso “Os Saberes do Consumo”.

A partir dos estudos antropológicos, o curso trará reflexões sobre os significados que permeiam o consumo. A programação foi estruturada para mostrar de onde surgiu a sociedade de consumo e qual o papel que ela desempenha no mundo atual. Abordará também a questão do consumo como construtor de identidades individuais e coletivas. Reflexões sobre como marcas e a comunicação atuam enquanto sistemas de representação, definindo práticas e comportamentos na nossa sociedade. Ao abordar o tema em uma pespectiva antropológica, a ambição do programa será utilizar o consumo como base para compreensão de diversos processos sociais e culturais contemporâneos.

O corpo docente será composto por um time de primeira:

Lívia Barbosa. Pós-doutora pela Universidade de Tóquio, doutora em Antropologia Social pelo PPGAS da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Mestre em ciências Sociais pela Universidade de Chicago, Bacharel em Ciências Sociais pela Universidade do Estado da Guanabara, Bacharel em Museologia pela Universidade do Brasil. Carla Barros, Doutora em Administração pelo Instituto COPPEAD-UFRJ, especializada em Antropologia Social pelo Museu Nacional da UFRJ e formada em Ciências Sociais com concentração em Antropologia Social pelo IFCS-UFRJ.

Carla Barros. Doutora em Administração pelo Instituto COPPEAD-UFRJ, especializada em Antropologia Social pelo Museu Nacional da UFRJ e formada em Ciências Sociais com concentração em Antropologia Social pelo IFCS-UFRJ. Professora do Departamento de Estudos de Mídia da UFF, da ESPM-RJ e do Instituto COPPEAD-UFRJ, neste último como professora convidada.

Carolina Roxo Nobre Barreira. Mestre em Antropologia Social pela Universidade de São Paulo e Bacharel em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas, com especialização em Marketing.

Paula Pinto e Silva. Doutora em Antropologia Social pela Universidade de São Paulo.

O participante recebe o material exposto no encerramento das palestras. Acesse aqui a íntegra da ementa.

Início: 18/04/2012

Duração: seis encontros semanais
Dias/horários: quartas-feiras, das 20h às 22h (18/04, 25/04, 02/05, 09/05, 16/05, 23/05)
Valor: R$ 225,00 na inscrição + 3 parcelas de R$ 225,00


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais