Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

Sinditêxtil-SP lança projeto “Retalho Fashion”, que conta com cooperativas e catadores para recolher resíduos têxteis

O bairro do Bom Retiro, na capital paulista, é conhecido pela sua variedade de lojas de roupas. Cerca de 1200 confecções estão instaladas na região. Com tanto comércio voltado ao mercado têxtil, muita matéria-prima acaba sendo desperdiçada.

Pensando nisso, o Sinditêxtil-SP lançou o programa Retalho Fashion, em uma cerimônia que reuniu autoridades e empresários do setor no fim de junho de 2012.

O programa tem preocupação ambiental e social e visa gerenciar os resíduos têxteis do bairro do Bom Retiro. O projeto realizará coletas de retalhos e restos de tecido das lojas da região com o auxilio de cooperativas e catadores que vão levar o material recolhido para indústrias recicladoras. Essas companhias faram a reciclagem de tecidos e retalhos, assim confeccionando barbantes, novos fios, mantas, cobertores, insumos para forro de automóveis etc.

O projeto ainda está em fase inicial e a expectativa é que ele esteja em plena operação até 2014. Caso ele dê certo,  pode ser uma forma de reverter o quadro de importação de trapos no Brasil. Atualmente, o país produz 175 mil toneladas, sendo que 90% do total não é utilizado. Em contrapartida, 13 mil toneladas de retalhos são importados de outros países para utilização em solo nacional, de acordo com o Sinditêxtil-SP.

O Retalho Fashion é uma ação pioneira que visa conscientizar os empresários do mercado têxtil e de confecção para a vigência da Política Nacional dos Resíduos Sólidos (PNRS), que entra em vigor em 2014. A implantação do programa conta com três etapas: diagnóstico da região, mobilização de empresas, planejamento de execução, levantamento da infraestrutura necessária da demanda e aplicação do projeto.

A Universidade Presbiteriana Mackenzie, Sindivest-SP, Câmara dos Dirigentes Lojistas do Bom Retiro e Senai são parceiros que colaboram com o programa. Confira abaixo vídeo sobre o lançamento do projeto:


Veja também:


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais