Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

Veja algumas dicas simples para respirar melhor dentro de casa ou no trabalho

A preocupação com o meio ambiente é um ideal que chegou para ficar. Cada vez mais pessoas se preocupam com a saúde do planeta e procuram direcionar esforços neste sentido. Mas em muitas cidades, o ar ainda é muito poluído e difícil de respirar. Não é apenas a qualidade do ar que nas ruas de grandes metrópoles pode ser péssima, é preciso se preocupar com o ar dentro da sua casa.

Estudos demonstram que a maioria dos americanos, por exemplo, passa noventa por cento de seu tempo em ambientes fechados. Quando estiver nesta situação você quer respirar um ar tão sujo quanto o de fora? É claro que não! É a sua casa, é a qualidade do seu ar, são os seus pulmões. Aqui vão algumas dicas que servem tanto para caminhar para um estilo de vida mais sustentável quanto para melhorar a qualidade do ar que respira em locais fechados.

Use produtos de limpeza feitos em casa

Uma simples solução de vinagre branco e água aplicada em uma superfície suja pode resolver o problema. Os produtos de limpeza convencionais podem conter incontáveis agentes químicos potencialmente prejudiciais para a natureza e para sua família.

Produtos e detergentes que possuem substâncias químicas prejudiciais podem causar irritações na pele, olhos, garganta e pulmões em pessoas e animais de estimação, além de serem nocivas ao meio ambiente.

Pense onde os produtos de limpeza vão parar quando você os enxágua. Eles são processados com outros resíduos de esgoto e despejados no meio ambiente. A maioria dos produtos de limpeza se decompõe em substâncias que não são mais prejudiciais, entretanto, muitos detergentes que alegam ter o melhor poder de limpeza ainda contêm agentes químicos que podem contaminar o suprimento de água e prejudicar o ecossistema no local em que os resíduos são despejados.

Ao utilizar produtos de limpeza feitos em casa, você poderá evitar que substâncias prejudiciais contaminem o ar de sua casa e o ambiente ao seu redor. Além disso, você economizará dinheiro e evitará o uso de embalagens de plástico desnecessárias. Veja aqui e aqui como fazer produtos de limpeza caseiros.

Evite a fumaça


Evite fumar dentro de casa. Assim como produtos de limpeza, a fumaça do cigarro também apresenta diversos poluentes químicos em altas concentrações que são prejudiciais à saúde.


A fumaça proveniente de escapamentos de automóveis e outros aparelhos motorizados também contém estes poluentes em altas concentrações. Então para aqueles que têm uma garagem ligada à casa, evitem deixar inativos dentro dela carros ou outros aparelhos motorizados. Além disso, certifique-se de que fornos à lenha, lareiras, aquecedores e exaustores estejam sendo ventilados para o exterior da casa, longe de portas e janelas.

Evite os aerossóis

Produtos como spray para banheiro, desodorantes em spray, limpadores de carpete, sprays para os cabelos e polidores possuem fragrâncias artificiais que frequentemente contêm compostos orgânicos voláteis (VOCs) considerados tóxicos e perigosos. Depender dos rótulos pode não ser suficiente para saber que substâncias potencialmente perigosas compõem o produto.

Faz muito tempo que se acredita que o uso de aerossóis é nocivo ao meio ambiente também, e de fato é. A maioria dos produtos com fragrância é derivada do petróleo, um recurso não renovável e poluente. Sua liberação na atmosfera causa danos irreversíveis ao meio ambiente.

O que fazer então? Evite o uso de produtos em forma de aerossol. Opte, novamente, por produtos feitos em casa para substituí-los usando ingredientes naturais, ou escolha produtos livres de fragrâncias.

Cuidado com a umidade

Ar úmido é bom, pois previne ou minimiza sintomas de vários problemas respiratórios, porém, em excesso, pode favorecer o surgimento de mofo. Por isso procure manter sua casa sempre seca. Se possível, recorra à ajuda de desumidificadores para controlar os níveis de umidade relativa do ar a menos de 60%.

No caso de identificar algum vazamento, o recomendado é corrigi-lo assim que possível, e em casos de inundações ou outros danos causados pela água, é preciso dar uma atenção especial para materiais porosos como madeira e telhas, secando-os em até 48 horas. Ao identificar mofo em quaisquer destes materiais, é recomendado descartá-los e substituí-los.

Mantenha o ar limpo

Compre roupas de cama que possam ser lavadas em máquina. Lavar travesseiros, lençóis e edredons semanalmente é importante para reduzir a exposição a alérgenos como os ácaros.

Atividades como remoção de tintas, soldas, colagens, pinturas, lixamentos e polimentos devem ser realizadas no exterior da casa, pois podem gerar altos níveis de poluição.

Retirar os sapatos antes de entrar em casa evita que grandes quantidades de poeira e sujeiras sejam carregadas para o interior da sua casa. Uma boa ideia é também colocar capachos (aqueles tapetes de limpar os sapatos) em cada porta de entrada da casa.

Deixe o ar de fora entrar

Abra as janelas em sua casa sempre que os níveis de temperatura e umidade permitirem! Deixar o ar fresco entrar irá não somente combater os poluentes que foram emitidos em sua casa sem intenção, como ajudará a resfriar o interior nos meses mais quentes.  Dependendo de onde você viver (grandes cidades a áreas densamente povoadas tendem a ter pior qualidade do ar), a qualidade do ar externo pode ser melhor do que a do ar interno. O ar fresco pode ajudar a melhorar a qualidade do ar em sua casa.

Se a sua casa costuma se tornar muito quente, antes de ligar o ar condicionado, procure abrir as janelas para que uma brisa natural possa fluir pelo ambiente, resfriando-o. Você economizará energia e, se houver um bom fluxo de ar, o resfriamento será mais eficiente.

Ainda sobre a ventilação, caso utilize filtros de ar, certifique-se de que sejam trocados periodicamente de acordo com as instruções do fabricante.


Decore seu ambiente com plantas

Assim como as plantas no jardim filtram o ar que respiramos, se colocadas dentro de casa, podem ajudar a melhorar a qualidade do ar interno também. Decore sua casa com plantas adequadas para interiores e as posicione de maneira estratégica. Elas possuem a capacidade de filtrar muitos poluentes que possam estar no ar de sua casa e devolver-lhe um ar limpo e agradável.

Plantas também são conhecidas por terem um efeito no humor e no bem estar. Em suma, são boas para você e para o meio ambiente em todos os sentidos, e tê-las em casa só irá ajudar a melhorar sua qualidade de vida e o ar que você respira.

Veja também:
Sal de cozinha: eficiente produto de limpeza
Vinagre: um aliado inusitado para limpeza da casa


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais