Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

Blog voltado para compartilhamento de inovações e soluções criadas por pequenas empresas entrevista um dos criadores do Portal eCycle, José Onofre de Araújo Neto. Confira, na íntegra

O blog Sustentabilidade na Empresa publicou um bate-papo entre a fundadora do veículo, Gabriela Werner, e o idealizador do Portal eCycle, experiente executivo do ramo de internet no Brasil, José Onofre de Araújo Neto.

A entrevista pode ser acompanhada na íntegra no vídeo ao final da página ou diretamente no blog Sustentabilidade na Empresa. Abaixo, confira alguns dos pontos importantes abordados por José Onofre ao longo da conversa:

Surgimento da ideia

“O desafio residia em como produzir um negócio online que, antes de tudo, representasse utilidade para seus usuários através de um produto capaz de devolver à sociedade algo de valor.

Vimos nas transformações em curso em nossa sociedade, sobretudo a ampliação da consciência em relação às questões ambientais, uma oportunidade, a exemplo da Política Nacional de Resíduos Sólidos, naquele momento, em vias de sanção pelo Executivo (…). Dos elos da cadeia que estavam contemplados na PNRS, elegemos como nosso foco o do consumidor final (…). Aí que nós idealizamos a eCycle.”

Internet

“A internet é um potencializador das relações e das pessoas. A despeito das críticas por vezes atribuídas à rede por uma suposta ‘superficialidade’, se você quiser se aprofundar em quaisquer temáticas através do online, isso é sim possível. E uma característica fundamental que a internet apresenta é exatamente a capacidade de viabilizar a articulação dos diversos agente que envolve.

A internet é um potencializador das relações e das pessoas. Se você quiser se aprofundar em quaisquer temáticas através do online, isso é possível. E uma característica fundamental que a internet apresenta é exatamente essa capacidade de viabilizar a articulação dos diversos agentes envolvidos.”

Números

“Hoje em dia já estamos ultrapassando os 20 mil acessos por mês, o que contempla conteúdo editorial e buscas por postos de destinação. Já temos mais de sete mil postos cadastrados e fomos capazes de oferecer soluções para descarte a mais de 15 mil pessoas que acessaram o site. Vários blogs parceiros nos auxiliam na oferta deste serviço através da presença de nosso combo de buscas em suas páginas.”

Empresas

“A PNRS instala uma nova indústria no país. Muito pouco dos resíduos gerados no Brasil têm o adequado trato ainda. Poucos municípios possuem coleta seletiva, cooperativas ainda caminham para um necessário nível de profissionalização, assim como os recicladores. Os diversos elos da cadeia oferecem condições para que empresas pequenas e médias se desenvolvam. E o governo deverá oferecer formas de estímulo à solução desse problema. Aquele empreendedor que tiver olhos para oportunidades deve estar atento a esse segmento.”

Usuários

“O que nós temos vivenciado é não somente as classes A/B interagindo conosco, mas também as classes C e D estão buscando informações acerca de como lidar com produtos que precisam ter um trato adequado. Também há pessoas cuja faixa de idade excede os 50 anos querendo se informar sobre como lidar com essas questões, via contato ou redes sociais, ou seja, o paradigma de pessoas mais jovens e de alta renda como mais afeitas ao uso consciente de recursos e acesso aos meios digitais, em se tratando do segmento em que atuamos, pode ser uma visão distorcida.”

Confira abaixo a entrevista completa


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais