Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

Conheça cinco lições de consumo consciente para serem seguidas no ano que se inicia

Ao longo do ano de 2011, a equipe eCycle fez muitas reportagens para tentar tirar as dúvidas de consumidores conscientes sobre temas pra lá de polêmicos. Selecionamos cinco desses aprendizados e esperamos que eles se tornem atitudes na sua vida a partir de 2012:

Não use amianto

Apesar de ter características físicas ótimas, como flexibilidade, durabilidade, resistência à queima e ao ataque de ácidos e ter um custo muito baixo, as doenças que surgiram em indivíduos que aspiraram a “poeira maldita” ao longo de algumas décadas indicam a periculosidade do material, que é potencialmente cancerígeno e já foi proibido em muitos países.

Parte da indústria de telhas e caixas d’água que ainda mantém a fibra de amianto como matéria-prima se defende e diz que não há riscos para os que trabalham no setor, nem para os consumidores. Hipótese questionada pela Associação Brasileira de Expostos ao Amianto (Abrea), que ressalta a periculosidade do material para os consumidores ao término da vida útil do produto (ainda não há modo seguro de descartar o material).

Portanto, se for comprar uma telha nova, pense bem para fazer uma boa escolha! Clique aqui, conheça o guia do amianto e tenha acesso à serie de reportagens sobre o tema.

Compre uma composteira

Se você não sabe o que fazer com o lixo orgânico da sua casa e quer dar uma solução eficiente e ambientalmente correta para ele, a solução ideal seria o uso de uma composteira, também conhecida como minhocário.

O sistema de três caixas plásticas com furos nas ligações entre elas contêm minhocas que, junto com terra, transformam os seus restos de comida (não todos) em húmus, que pode ser utilizado no seu jardim e ainda reduz as emissões relacionadas à decomposição destes materiais. Sem cheiro forte, sem desperdício e sem dor de cabeça. Sem preconceito!

Composteira
Composteira: o que é, como funciona e benefícios

Descarte os eletrônicos corretamente

Todos os objetos de consumo do nosso cotidiano devem ser descartados corretamente, mas é preciso dar destaque aos eletrônicos, que contêm metais pesados, como mercúrio, cádmio, chumbo e cromo. Quando descartados de forma irresponsável, podem prejudicar seres humanos (causando doenças como deterioração do sistema nervoso, câncer de pulmão, câncer de próstata, entre outros) e o meio ambiente (em lixões, os produtos se aquecem e soltam substâncias tóxicas diretamente no solo).

Iniciativas como a do Cedir, em São Paulo, ajudam a conscientizar e dar um destino correto para peças perigosas e que podem ser recicladas. Conheça mais sobre os problemas e as maneiras de descartar corretamente:

Lixo eletrônico
Três passos para conhecer os problemas e saber encontrar soluções para o lixo eletrônico

Use saquinhos de jornal

Para o lixo seco do banheiro ou da cozinha, não use sacos plásticos de supermercado. Faça uma dobradura com papel jornal!

Não demora nem um minuto e você aproveita um outro material facilmente degradável e que já iria para o lixo de qualquer forma (a folha de jornal).

Upcycle: insira no seu vocabulário o novo sinônimo de moda

Reutilizar algum objeto em uma nova função. Designers, artistas e pessoas com responsabilidade ambiental tiveram muitas ideias inovadoras ao longo de 2011. Exemplos como um móvel feito com gavetas velhas, um móvel feito com livros e bijouterias criadas a partir de embalagens de longa vida.

E não se esqueça, claro, de descartar corretamente todos os itens de consumo do seu cotidiano. O melhor jeito é por meio da seção Postos de Reciclagem da eCycle.


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais