Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

Além de pessoas conhecidas, também é possível oferecer carona para desconhecidos que moram e trabalham perto

 

Nos últimos anos o número elevado de carros nas grandes cidades brasileiras aumentou consideravelmente, e como em toda grande metrópole a grande quantidade de veículos nas ruas resulta em engarrafamentos sem fim. Além dos próprios motoristas, todos que estão em ônibus e precisam se deslocar com agilidade ou pressa, ficam presos e dependentes da melhora que parece sem solução.

Para quem pode, resta andar de metrô, de bicicleta ou até pé, mas em muitas das grandes cidades brasileiras ainda existe muita gente que prioriza a comodidade do carro, ou em alguns casos o utiliza por necessidade. O fato é que a baixa qualidade dos transportes públicos e a quantidade excessiva de carros com um único usuário parecem distanciar cada vez mais as autoridades de uma solução.

Mas uma ideia que vem sendo crescendo e algumas pessoas estão seguindo é a da carona, e não só para pessoas que você conhece e por acaso moram perto ou fazem trajetos similares. O que ganha força é a carona solidária. Ou seja, em troca da divisão de custos alguém oferece seu veículo para realizar um caminho que seja bom para todos que participem da iniciativa, e assim evitam que outro carro ou mais ocupem um espaço no trânsito.

Os fatores positivos para que a carona solidária seja seguida são inúmeros: ela evita o uso de mais carros, colabora com o meio ambiente (pois menos CO2 será emitido), além de propiciar bons momentos de conversa entre pessoas que semanas antes nem se conheciam.  Hoje, por conta da internet ficou mais fácil encontrar pessoas para a carona solidária, existem sites e aplicativos especializados para achar quem mora e trabalha em locais próximos.

Ao entrar em um destes sites basta se cadastrar e para os motoristas, apontar os trajetos diários ou de fim de semana, a partir de um sistema simples, que inclui mapas para facilitar a pesquisa. Já quem procura a carona utiliza a busca por trajetos e a disponibilidade de vagas. Para evitar problemas e situações indesejáveis, os serviços de carona solidária possuem regras e formas de se conhecer os usuários cadastrados, como recomendações de quem já tomou a carona, e indicações de pessoas conhecidas. Além disso, pesquise bastante sobre os caroneiros ou motorista antes de confirmar o acordo!

Sites

Carona Brasil

Depois de se cadastrar no site, o usuário só precisar colocar origem, destino e outras preferencias e pronto.

Diferencial: Possuí “pacotes” para os usuários, como por exemplo, Carona Brasil Campus para viagens dentro da comunidade acadêmica, ou o Carona Brasil School Run para ajudar pais a organizarem esquemas de carona e o Carona Brasil Corporate para grupo e organizações.

Possuí uma série de filtros que ajudam o usuário encontrar o parceiro de viagens mais compátivel possível. Em conjunto com o Taxideal ajuda a encontrar outros usuários procurando dividir um táxi.

Eco-Carroagem

Depois de um extenso cadastro, que pode ser um tanto chato porém busca garantir a maior segurança para seus usuários, é só utilizar as ferramentas de busca para indicar as preferências de origem e destino que o site disponibiliza as partes interessadas.

Possível registrar um evento, como um show ou um jogo e deixar disponível para aqueles que querem pegar carona com você.

Para saber mais detalhes, veja o site do Eco-carroagem.

Carona Fácil

Disponível no site e aplicativo, o Carona Fácil tem integração com sua conta do Facebook e posta sua oferta ou pedido para visualização dos usuários, que posteriormente podem se comunicar a partir do recursos de mensagem do Facebook.

Confira o site do Carona Fácil para mais informações.

De Caronas

A empresa faz a ponte entre usuário e grupos de carona no Facebook a partir de um simpático bot no Facebook Messenger. Como ele funciona no Messenger da rede social, pode ser usado tanto no computador quanto no celular. 

Para saber mais, confira o site do DeCaronas.

Bynd

O Bynd é um pouco mais diferente. Ele é uma empresa de carona solidária corporativa, ou seja, oferece caronas para funcionários de uma mesma empresa.

Aplicativos

Zumpy

O aplicativo pode ser usado em smartphones e tablets, com integração pelo facebook, Google+ ou e-mail. A partir das informações obtidas desta integração o aplicativo permite cadastrar e compartilhar suas rotas e ver aqueles que tem rotas semelhantes.

Diferencial: Moedas virtuais de troca que dão vantagens e descontos no cinema, combustível, lojas e restaurantes, além do usuário concorrer a prêmios.

O aplicativo possuí um sistema de classificação e filtragem dos usuários que procura aumentar a segurança e comodidade de quem usa.

Beepme

Disponível tanto no website quanto no app. Possuí integração com Facebook e Google+ que permite postar pedidos no Facebook pedindo ou oferecendo ajuda.

Confira o site do BeepMe para saber mais.

Ponga

É um tipo diferente de carona solidária. Tenta juntar o útil ao agradável utilizando motoristas que dirigem bastante e constantemente para dar caronas enquanto dirigem. Os motoristas são treinados e devem manter um veículo particular com documentação, estar em dia com sua manutenção, assim como uma ficha limpa e um celular smartphone.


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais