Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

Dia Mundial Sem Carro, comemorado em 22 de setembro, estimula formas alternativas de deslocamento

O Dia Mundial Sem Carro (World Car Free Day, em inglês), comemorado todo dia 22 de setembro, é uma data que busca incentivar o uso de meios de transporte alternativos. Ele foi criado em 1997 por ativistas franceses, que decidiram se mobilizar para reduzir problemas causados pelo uso do carro, como o aumento da poluição e efeito estufa, o gasto com matérias-primas e o trânsito irracional.

Reduzir consumo de carne vermelha é mais efetivo contra gases-estufa do que deixar de andar de carro, dizem especialistas

A ideia de deixar o carro em casa como forma de promover o uso menos intensivo dos veículos automotores, contribuindo para a qualidade do ar e a mobilidade urbana menos danosa ao meio ambiente, deu tão certo que, já em 2000, cerca de 760 cidades europeias participavam da iniciativa.

Pneus de carro produzem muito mais poluição por partículas do que escapamentos, mostram testes

Como surgiu o Dia Mundial Sem Carro?

No Brasil, o Dia Mundial Sem Carro é mais recente, mas nem tanto. A partir de 2001, já tivemos nossa primeira versão, que envolveu 11 cidades: 

  • Porto Alegre;
  • Caxias do Sul e Pelotas (RS);
  • Piracicaba (SP);
  • Vitória (ES);
  • Belém (PA);
  • Cuiabá (MT);
  • Goiânia (GO);
  • Belo Horizonte (MG);
  • Joinville (SC);
  • São Luís (MA);

Em São Paulo, as atividades relacionadas à data começaram a acontecer em 2003. Porém apenas em 2005 o evento passou a ter apoio de secretarias municipais. Outras organizações também passaram a apoiar e a dar mais visibilidade para o Dia Mundial Sem Carro.

Cidade
A retomada verde começa nas cidades

Qual é o objetivo do Dia Mundial Sem Carro?

Dia-Mundial-Sem-Carro
Imagem de Nabeel Syed no Unsplash

O ciclo-ativismo e a mobilidade ativa são os maiores focos do Dia Mundial Sem Carro. A data que todos os anos ganha eventos para estimular a reflexão sobre temas como a caminhabilidade (a facilidade ou não de se caminhar em espaço público). Além do uso do transporte coletivo público e alternativas ao deslocamento individual. Desde 2011, várias cidades no mundo todo têm programado eventos ao longo do mês de setembro, que começou a ser chamado informalmente de Mês da Mobilidade.

Ativistas ambientais usam lentilhas para esvaziar pneus de SUV em campanha de conscientização

O objetivo é estimular a reflexão sobre o uso excessivo do automóvel. Mas também, propor às pessoas que experimentem, pelo menos durante um dia, formas alternativas de mobilidade. Como o transporte público, demonstrando que é possível se deslocar sem precisar de um carro (ainda mais próprio). Além disso, o Dia Mundial Sem Carro busca cada vez mais conscientizar os indivíduos de que carro e qualidade de vida não são sinônimos.

Composto de pneus mata salmão-prateado

Consulte a programação da sua cidade ou região e participe dos eventos. Independente da agenda comemorativa, adote a proposta do Dia Mundial Sem Carro e deixe o carro em casa no dia 22 de setembro. Se puder tente sempre que possível. Repense o modo como você se desloca no dia a dia e promova medidas alternativas que possam se estender por todo o ano.


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais