Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

Confira o passo a passo para fazer leite de amendoim com três receitas diferentes

O leite de amendoim é uma alternativa vegetal livre de lactose, vegana e acessível, que pode ser feita com três receitas diferentes.  Ele pode ser tomado puro ou usado em receitas doces e salgadas, como bolos, brigadeiro, molho branco ou queijo de amendoim. O resíduo do leite pode ser usado em massas de pães, bolos ou na tapioca temperado com azeite, alho, orégano e sal. Confira como fazer leite de amendoim seguindo passo a passo:

intolerancia-lactose
Intolerância à lactose: conheça sintomas e como se prevenir

Leite de amendoim utilizando amendoim cru

Ingredientes

  • 1 xícara de amendoim cru com casca
  • 8 xícaras (ou menos caso queira mais encorpado) de água filtrada

Modo de preparo

Deixe o amendoim de molho de um dia para o outro ou pelo menos durante quatro horas. Dessa forma ele eliminará uma parte de seus antinutrientes naturais.

Em seguida, escorra os grãos e bata no liquidificador com oito xícaras de água filtrada. Após esse passo, leve o conteúdo batido para uma panela grande, ligue o fogo e mexa até cozinhar. Guarde o resíduo para outras receitas.

Peneire o leite de amendoim com um coador de voil ou usando uma peneira fina. Está pronto. Caso preferir mais grosso, leve novamente ao fogo até encorpar ou utilize menos água na hora de bater.

Leite de amendoim utilizando amendoim torrado

Ingredientes

  • 1 xícara de amendoim cru com casca
  • 8 xícaras (ou menos caso queira mais encorpado) de água filtrada

Modo de preparo

Deixe o amendoim de molho de um dia para o outro ou pelo menos durante quatro horas. Dessa forma ele eliminará uma parte de seus antinutrientes naturais.

Em seguida, escorra os grãos e bata no liquidificador com oito xícaras de água filtrada. Em seguida, peneire o leite de amendoim com um coador de voil ou usando uma peneira fina. Está pronto! Guarde o resíduo para outras receitas.

Leite de amendoim utilizando pasta de amendoim

Ingredientes

Modo de preparo

Bata todos os ingredientes no liquidificador até obter a consistência desejada. Está pronto!

Quais os benefícios do leite de amendoim?

Amendoim (Arachis hypogaeai L.) é uma planta de origem sul-americana, cujas sementes, ricas em óleo e proteínas, são produzidas abaixo da superfície do solo. 

Achados arqueológicos de mais de 3,7 mil anos fundamentam a utilização do amendoim na dieta dos povos pré-colombianos. Este é um dos alimentos mais nutritivos e, ao mesmo tempo, de fácil digestão. Por isso, contribuiu bastante para a nutrição da humanidade pré-histórica.

O amendoim é um alimento funcional, mas deve ser consumido em quantidades adequadas. Essa oleaginosa contém propriedades que atuam na prevenção de doenças cardiovasculares. Além disso ajuda na prevenção do desenvolvimento de câncer e reduz tumores já existentes. Ele ainda ajuda a diminuir o colesterol ruim e ajuda a controlar os níveis de triglicérides, além de equilibrar o metabolismo. 

Os grãos de amendoim apresentam alto valor energético (596 cal/100 g de sementes), e alto teor de lipídios e proteína. Além de ser uma alternativa para o leite animal, ele é rico em uma série de nutrientes e minerais benéficos à saúde. Alguns dos nutrientes presentes nessa bebida são:

  • Proteínas
  • Gorduras saudáveis
  • Vitamina E
  • Magnésio

Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais