Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

Como fazer hidratação com babosa? Veja receitas caseiras para cabelo e pele

Você sabe fazer hidratação com babosa? A babosa (Aloe succotrina e Aloe vera) é uma planta conhecida como “a planta da imortalidade”, graças a seus altos níveis de aminoácidos, minerais e vitaminas. Os inúmeros benefícios da babosa incluem efeitos calmantes, cicatrizantes, anestésicos, antitérmicos e anti-inflamatórios. Além disso, é um produto natural excelente para hidratar a pele e o cabelo em casa.

Quais são os benefícios da hidratação com babosa?

hidratação-com-babosa
Imagem de Rosina-Schneider por Pixabay

O suco da babosa, retirado diretamente da planta ou em preparações cosméticas, tem sido aplicado ao longo da história em pequenas feridas, cortes e em diversos problemas de pele. Isso porque a babosa auxilia na cura das feridas, amaciando a pele e mantendo-a hidratada. Este é o seu uso mais conhecido e popular.

Na pele, a babosa também tem efeito antienvelhecimento, antiacne e anti-inflamatório. A folha de babosa também pode ser utilizada para aliviar queimaduras solares e picadas de insetos, assim como reduzir inflamações e eczemas. Além de fazer a hidratação com babosa, você pode usá-la também para remover maquiagem.

Por isso, da próxima vez que encontrar o gel ou suco da babosa no mercado, ou mesmo a própria planta, não ignore! Lembre-se de que existem várias maneiras de incorporar a babosa à sua rotina de beleza e saúde. Confira algumas receitas de máscara de hidratação.

Hidratação com babosa para a pele

Graças às suas propriedades refrescantes e medicinais, podemos garantir que fazer hidratação com babosa pode ser excelente para a pele. As folhas da Aloe vera fazem toda a mágica acontecer! O principal constituinte do gel nas folhas é a água, que contém minerais, vitaminas e outros nutrientes essenciais.

A aloe vera é um ingrediente fundamental na maior parte dos produtos para beleza. No entanto, eles podem não ser tão úteis e eficazes quanto os que você prepara e usa em casa. Com as altas temperaturas, surge a necessidade de manter a pele hidratada.

O calor sufocante pode usar a maior parte da água do seu corpo na forma de suor, o que faz com que sua pele pareça opaca e seca. Portanto, é essencial manter a pele hidratada. Jogue fora todos os seus produtos comerciais e, em vez disso, dê à sua pele uma chance de respirar naturalmente!

Aprenda como fazer gel de babosa em casa com o vídeo de Renata Andrade:

Como hidratar a pele com babosa?

Em um pote, misture 20 ml do seu creme corporal de uso diário com uma colher de sopa de gel da babosa, uma colher de chá de mel e uma colher de sopa de óleo vegetal (pode ser de abacate, gérmen de trigo, amêndoas, copaíba, coco e até de oliva). Passe a mistura nas partes mais ressecadas do seu corpo. Deixe agir por alguns instantes e em seguida enxágue com água morna ou fria, evitando passar sabonete.

Como fazer hidratante para pele com babosa?

1. Máscara de babosa e pepino

Para tratar a pele seca e sem brilho, misture gel de babosa e algumas fatias de pepino. Adicione algumas gotas de suco de limão à mistura. Aplique a máscara na pele e deixe agir por cerca de 20 minutos antes de enxaguar com água. Todos os ingredientes desta máscara ajudam a hidratar bem a sua pele. Certifique-se de usá-la regularmente.

2. Máscara de babosa, mel e banana

Hidratar a pele seca é difícil no verão, pois pode deixá-la muito oleosa e com tendência a suar excessivamente. Esta máscara de hidratação com babosa, mel e banana é uma excelente aliada para lidar com as altas temperaturas.

Misture bem todos os ingredientes na pele e massageie suavemente. Enxágue com água morna e seque a pele. Banana e mel também são considerados hidratantes naturais e podem deixar sua pele brilhante no verão.

3. Máscara de babosa e azeite

Se você tem a pele extremamente seca, esta máscara é a ideal para você. Tudo o que você precisa fazer é adicionar um pouco de azeite de oliva no gel de babosa e misturar bem. Aplique na pele e deixe agir por toda a noite, durante o sono. De manhã, enxágue com água. Você verá sua pele ficar macia e com viço.

4. Máscara de babosa, óleo de amêndoas e água de rosas

Esta máscara é obrigatória para hidratação da pele oleosa. Numa tigela, misture bem a babosa, o óleo de amêndoas e a água de rosas em uma tigela. Aplique em toda a pele e deixe agir por 15 minutos antes de lavar com água. A água de rosas ajuda a recuperar a pele do calor excessivo e o óleo de amêndoas mantém o rosto hidratado, sem deixá-lo ressecado.

5. Máscara de babosa e iogurte

O passo a passo é simples, misture bem o gel de babosa e o iogurte em uma tigela, até obter uma mistura homogênea. Aplique em toda a pele e deixe agir por alguns minutos até que seque. Lave com água corrente. Isso vai deixar sua pele fresca e hidratada.

Como hidratar o cabelo com babosa?

Entre os benefícios da babosa está a capacidade de hidratação de todos os tipos de cabelo, além de fazê-los crescer e previnir a queda. Suas propriedades regeneradoras trabalham como um antioxidante natural, que consegue reidratar o tecido capilar e fechar as cutículas dos fios danificados. Por isso, a hidratação com babosa é excelente para quem está com o cabelo muito ressecado e danificado, seja por falta de cuidados ou uso de química.

A babosa vem da família Liliaceae, um grupo de plantas suculentas repletas de suco, nutrientes e polissacarídeos. Como na maioria dos cactos, as folhas de babosa contém 99% de água. Acrescente a isso a seus 200 poderosos ingredientes ativos, incluindo 12 vitaminas, 20 minerais, 18 aminoácidos, enzimas e proteínas. Pronto, você tem o composto certo para hidratar o cabelo.

Com suas propriedades terapêuticas, que agem como lubrificantes, a babosa recondiciona cabelos secos e quebradiços, ou seja, funciona como um condicionador natural, capaz de tornar os fios mais hidratados, brilhantes e macios. Confira algumas receitas caseiras:

1. Máscara de hidratação com babosa

Os benefícios calmantes da babosa são fantásticos para um couro cabeludo seco ou com coceira. Se você tingir o cabelo, a babosa também pode ser uma ótima máscara para aliviar um pouco a irritação causada por produtos químicos agressivos.

A máscara de babosa pode ser aplicada antes do shampoo e nos cabelos secos. Divida a folha da babosa ao meio e remova o gel da planta com uma colher. Aplique a babosa no cabelo, em todo o comprimento dos fios, da orelha para baixo, antes da lavagem.

Se estiver tratando o couro cabeludo, concentre-se nessa região, massageie-a por vários minutos e deixe agir por dez minutos. Se você estiver se concentrando em pontas secas ou danificadas, aplique a máscara na metade inferior do cabelo e deixe agir de 20 a 25 minutos.

É possível também usar esta máscara após a lavagem com xampu, misturando um pouco do gel de babosa no condicionador ou máscara de uso diário, na proporção de meio a meio. Aplique nos cabelos úmidos e deixe a máscara agir nos fios de 15 a 30 minutos.

2. Máscara de tratamento de babosa com leite de coco

Adicione em um liquidificador 5 colheres de gel de babosa e meia xícara de leite de coco. Depois, bata por alguns minutos, até que a mistura fique homogênea e cremosa. Em seguida, umedeça os fios, separe-os em várias mechas e aplique o tratamento da raiz até as pontas. Deixe agir de 30 a 40 minutos e finalize como preferir, com xampu, máscara ou condicionador. Para ajudar no controle da queda dos fios, utilize a máscara de 2 a 3 vezes por semana.

3. Máscara de babosa com óleo de coco

Misture meio abacate, 10 ml de óleo de argan, 5 ml de óleo de coco e o gel extraído de duas folhas de babosa. Acrescente duas colheres de café de azeite de oliva extravirgem e 20 ml da máscara de sua preferência. Aplique a mistura nos cabelos lavados e deixe agir por 20 minutos.

4. Máscara de babosa com açúcar mascavo

Num recipiente, misture uma colher de sopa de açúcar mascavo com duas de gel de babosa. Divida os cabelos em duas partes e aplique o creme em todo o couro cabeludo com movimentos circulares e suaves. Coloque uma touca e deixe agir por 10 minutos. Lave os fios como de costume e deixe secar naturalmente.

5. Máscara de babosa e maisena

Faça um mingau com 100 ml de água, uma colher de sopa de maisena, ou amido de milho, e uma colher de sopa de gel de babosa. Mexa bem para ficar homogêneo. Depois de lavar o cabelo com shampoo e escorrer a água, aplique a máscara em todo o cabelo e deixe agir durante meia hora. Use uma touca, se preferir. Por fim, remova a máscara, finalize com condicionador e deixe secar naturalmente.


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais