Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

Aqueles que têm um alto ponto de fumaça, são estáveis ​​e não reagem com o oxigênio quando aquecidos, são ideais

A fritura não é o método de cozimento mais saudável de todos, especialmente quando feita em escala industrial. Mas fritar alimentos em casa, de vez em quando, não precisa ser algo prejudicial. Em grande parte depende do tipo de óleo usado. Por isso é essencial conhecer qual é o melhor óleo para fritura.

Como funciona a fritura?

Fritar envolve submergir um alimento em óleo quente, à temperatura ideal de cerca de 176 a 190 ° C. Quando um alimento é submerso em um óleo que se encontra a essa temperatura, sua superfície cozinha quase instantaneamente e forma um tipo de “selo” que impede o óleo de penetrar.

Ao mesmo tempo, a umidade dentro da comida se transforma em vapor, cozinhando a comida por dentro. O vapor também ajuda a evitar a entrada do óleo no alimento. Se a temperatura estiver muito baixa, o óleo penetrará deixando a comida gordurosa. Se a temperatura estiver muito alta, pode secar os alimentos e oxidar o óleo.

fritura-melhor-oleo-para-fritar
Foto de RODNAE Productions, via Pexels.

A estabilidade dos óleos de cozinha é essencial

Alguns óleos podem suportar temperaturas muito mais altas do que outros. Aqueles que têm um alto ponto de fumaça, são estáveis ​​e não reagem com o oxigênio quando aquecidos, são ideais.Quanto mais saturadas as gorduras em um óleo, mais são estáveis ​​quando aquecidas. Por esse motivo, o óleo que é mais saturado e monoinsaturado é o melhor para fritura.

Mas é preciso evitar fazer fritura com óleo que contenha grandes quantidades de gorduras poli-insaturadas. Esse tipo de gordura é formado por duas (ou mais) ligações duplas em sua estrutura química. Essas ligações duplas tendem a reagir com o oxigênio e formam compostos prejudiciais quando expostas a altas temperaturas, o que gera risco de doenças.

Óleo de coco extravirgem: usos e benefícios

O melhor óleo para fritura é o de coco

O óleo de coco é o melhor óleo para fritura. Estudos mostraram que, mesmo após oito horas de fritura contínua a 180 ° C, sua qualidade não se deteriora.

Mais de 90% dos ácidos graxos do óleo de coco são saturados, o que o torna muito resistente ao calor. A gordura saturada costumava ser considerada nociva, mas estudos mostram que ela é uma rica fonte de energia completamente inofensiva para os seres humanos (confira aqui os estudos: 1, 2).

Além disso, o óleo de coco tem inúmeros benefícios para a saúde. Por exemplo, pode ajudar a matar bactérias e vírus prejudiciais e pode até ajudar a perder gordura da barriga (confira aqui estudos a respeito: 3, 4). Tenha em mente que algumas variedades podem deixar um sabor ou cheiro de coco. Então, se você não deseja o sabor do coco, o ideal é adquirir um óleo de coco sem sabor (essa informação é encontrada no rótulo da embalagem).

O azeite de oliva não é recomendado para frituras, pois se degrada antes de atingir os 180ºC. Assim, o azeite é mais indicado para temperar saladas e outros alimentos. Então, na ausência do óleo de coco, opte pelo óleo de girassol, pelo óleo de soja ou pelo óleo de canola.

O que você frita também importa

Alguns alimentos congelados que compramos para fritar podem nos fazer mal por possuírem gordura trans em sua composição, para conservá-los por mais tempo. Sendo assim, é melhor evitá-los.


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais