Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

Turbinar o café com canela, açafrão, cogumelo e outros ingredientes pode trazer benefícios incríveis

O café é uma bebida que, se for consumida com moderação, pode ser uma ótima aliada da saúde, sendo a principal fonte de antioxidantes da dieta ocidental. Mas turbinar o café com as dicas a seguir pode transformá-lo em uma super bebida para o café da manhã, repleta de outros nutrientes benéficos para a saúde. Confira.

Conheça 10 incríveis benefícios do café

Como fazer um café turbinado?

1. Polvilhe canela

Polvilhar uma colher de sopa de canela em pó na bebida é uma ótima forma de turbinar essa bebida. Ela possui propriedades antioxidantes, antidiabéticas, bactericidas, fungicidas e ainda previne o câncer e doenças cardiovasculares.

Os antioxidantes presentes na canela protegem o organismo contra os danos oxidativos causados ​​pelos radicais livres (confira aqui os estudos: 1 ,2 ,3).

café-turbinado
Foto de Catia Climovich na Unsplash

Um estudo que comparou a atividade antioxidante de 26 especiarias, chegou a conclusão de que a canela foi a especiaria mais rica em antioxidante, superando alimentos como o alho e o orégano.

Outros estudos ainda mostraram que seus antioxidantes possuem atividade anti-inflamatória significativa. Ela reduz os níveis de colesterol total, colesterol LDL (considerado “ruim”) e triglicerídeos de cadeia média, enquanto o colesterol HDL (considerado o “bom colesterol”) permanece estável (confira aqui o estudo).

alho
12 benefícios do alho para a saúde
Chá de alho: para que serve e como fazer

Além disso, em uma análise feita com ratos com doença de Parkinson, a canela ajudou a proteger os neurônios, normalizar os níveis de neurotransmissores e melhorar a função motora.

O cinamaldeído, seu principal componente ativo, pode ajudar a combater bactérias como a Listeria e a Salmonella (confira aqui os estudos: 4, 5).

Os efeitos antimicrobianos da canela também podem ajudar a prevenir a cárie dentária e reduzir o mau hálito, de acordo com outros dois estudos (confira aqui: 6, 7).

Chá de canela
Chá de canela: para que serve e como fazer

2. Use gengibre para turbinar o café

Que tal turbinar o café com raspas de gengibre para obter uma bebida aromática e muito saudável?

O gengibre, além de ajudar a combater a náusea, possui propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias potentes, podendo reduzir a dor muscular, o colesterol e auxiliar a digestão. Ele aquece o estômago e é um tônico para o sistema digestivo. Também possui propriedades antibacterianas que ajudam na cura de doenças do estômago. Seus efeitos antioxidantes têm um efeito positivo na saúde geral do estômago.

Um estudo realizado em animais descobriu que o gengibre é um tratamento eficaz contra a bactéria E. coli.

Outro estudo concluiu que além de atuar como um remédio para diarreia, o gengibre reduz náuseas, vômitos, gases e espasmos abdominais.

O gengibre ainda é um excelente termogênico. Isso significa que ele acelera o metabolismo e ajuda na perda de peso. Para turbinar o café adicione até uma colher de chá de gengibre por xícara.

Termogênicos
Alimento termogênico: o que é e exemplos

3. Adicione cogumelo para turbinar o café

Parece estranho tomar café com cogumelos. Mas isso pode ser muito benéfico, pois os cogumelos têm qualidades antivirais, anti-inflamatórias e atuam como um reforço imunológico. Carregados com antioxidantes, eles têm efeitos anticancerígenos, podem prevenir doenças do fígado e atuar como prebióticos no intestino (confira aqui estudos a respeito: 8, 9, 10).

Picles alimento probiótico
O que são probióticos? Entenda seus benefícios

Mas nem todos cogumelos são iguais, se quiser mais energia, adicione pó de cogumelos Cordyceps. Se quiser ajuda com o estresse e o sono, use cogumelos Reishi. Mas se estiver com insônia talvez seja melhor evitar o café. Entenda melhor esse tema na matéria:

café faz mal
Descubra se o café faz mal para saúde

4. Coloque açafrão

A curcumina presente no açafrão-da-terra tem propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias que auxiliam a desintoxicação do fígado, a digestão e até mesmo o combate à depressão.

Use essa especiaria para turbinar o café. Saiba mais sobre a cúrcuma na matéria:

Açafrão-da-terra: benefícios e diferentes usos

5. Experimente maca peruana

Talvez você já tenha ouvido falar do pó de maca. Ela tem sido usada tradicionalmente para aumentar a fertilidade. Ela ajuda a equilibrar a produção de hormônios, o desempenho atlético, os níveis de energia e o desempenho sexual, além de ser nutritiva.

A maca contém mais de 20 aminoácidos (incluindo oito aminoácidos essenciais), 20 ácidos graxos de forma livre e é rica em proteínas e vitamina C.

Use de uma a três colheres por dia para turbinar o café. Saiba mais sobre ela na matéria:

maca peruana
Maca peruana: o que é e para que serve

6. Usufrua do cacau

O cacau em pó é um ótimo anti-inflamatório, reduz a pressão arterial, aumenta o colesterol HDL (bom) e reduz o colesterol LDL (ruim). Ele ainda melhora o humor, atuando com um antidepressivo.

Mas o melhor de tudo é que ele ajuda a equilibrar a ansiedade proporcionada pelo consumo em exagero do café. Um casal perfeito. Saiba mais sobre esse tema na matéria:

Conheça os diversos benefícios do cacau

7. Óleo de coco para turbinar o café

Se você deseja umas calorias a mais para ter energia e saciedade, experimente adicionar uma colher de café de óleo de coco à sua xícara de café! Adicionar óleo de coco e manteiga sem sal no café é uma forma de transformá-lo em um bulletproof coffee.

Borra de café

Na hora de descartar, que tal reutilizar a borra de café? Ela pode ter um destino sustentável fertilizando o solo, espantando pulgas ou até esfoliando sua pele. Confira no vídeo abaixo:


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais