Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

Óleo de cártamo pode ser usado na cozinha e na pele

O óleo de cártamo é extraído das sementes da planta Carthamus tinctorius, uma espécie anual, com flores amarelas ou alaranjadas, muitos ramos e uso pouco conhecido, exceto pelo seu óleo.

Para que serve o óleo de cártamo?

No passado, as flores de cártamo eram tipicamente usadas para tintas. No entanto, elas tiveram uma gama maior de usos com o passar do tempo, tendo sido uma planta importante para as culturas que remontam aos gregos e egípcios.

Existem cerca de 60 países em todo o mundo que cultivam cártamo, mas o rendimento global é bastante pequeno, apenas cerca de 600.000 toneladas por ano em todo o mundo.

Na história moderna, o óleo de cártamo, que é extraído das sementes, é o elemento mais valioso da planta, e a maior parte da produção é usada para esse fim.

Além disso, o óleo pode ser consumido e é um bom substituto para outros óleos vegetais menos saudáveis que são amplamente utilizados, por isso o mercado continua a crescer em todo o mundo.

Benefícios do óleo de cártamo na cozinha

Na cozinha, o óleo de cártamo é uma ótima alternativa. Quem procura um óleo que seja adequado para altas temperaturas pode optar por usar o cártamo. Isso porque ele tem um poder calorífico maior do que o que o óleo de milho, o óleo de canola, o azeite de oliva, o óleo de gergelim, entre outros.

O óleo de cártamo possui um sabor neutro, tornando-se uma escolha ideal para muitas receitas.

Ele possui duas variedades disponíveis: o óleo de cártamo alto-linoleico e o alto oleico, que possuem propriedades distintas. O óleo de cártamo com alto teor linoléico é uma fonte de ácido linoleico, um ácido graxo poli-insaturado. Já o óleo com alto teor oleico contém mais gorduras monoinsaturadas.

O óleo de cártamo poli-insaturado é bom para alimentos não aquecidos, como vinagretes. E o óleo monoinsaturado é bom para cozinhar em altas temperaturas.

O óleo de cártamo é uma rica fonte de ácidos graxos insaturados. Seu sabor neutro combina com muitos pratos e cozinhas e sua forma monoinsaturada pode ser aquecida a temperaturas mais altas do que muitos outros óleos de cozinha. Ele tem propriedades anti-inflamatórias, contribui para a sensação de saciedade e ajuda na perda de gordura abdominal.

Um estudo publicado na Clinical Nutrition sugere que doses diárias de óleo de cártamo contribuem para a regulação do açúcar no sangue, das taxas de colesterol e de inflamação em pessoas com diabetes tipo 2. A AHA também sugere que os ácidos graxos insaturados podem reduzir os níveis de colesterol ruim no sangue e o risco de doenças cardíacas.

Mas ele também tem usos cosméticos. Algumas pessoas usam o óleo de cártamo como hidratante para a pele seca ou como um óleo carreador para óleos essenciais.

Óleo de cártamo monoinsaturado

O óleo de cártamo monoinsaturado é uma das melhores opções para cozinhar em altas temperaturas. Se você quiser consumir alimentos fritos de vez em quando, considere o uso de alimentos que sejam ricos em vitaminas e minerais, como a abobrinha ou uma mistura de vegetais. Você também pode usar óleo de cártamo para fazer batatas fritas como a batata-doce.

Óleo de cártamo poli-insaturado

O óleo de cártamo poli-insaturado é ideal para molhos de saladas, outras receitas crus e pratos preparados em fogo baixo. Mas lembre-se, este óleo delicado pode se tornar rançoso rapidamente. Guarde sempre em local fresco e escuro ou na sua geladeira.

Mas, como todos os óleos, o óleo de cártamo é rico em calorias e pobre em vitaminas e minerais. Então desfrute com moderação como parte de uma dieta bem balanceada – e limite os alimentos fritos e os produtos assados ​​com alto teor de gordura ao deleite ocasional.

Benefícios do óleo de cártamo no corpo

benefícios-do-óleo-de-cártamo
Foto de alan caishan na Unsplash

Algumas pessoas estão usando cada vez mais cártamo na pele, tanto em sua forma de óleo vegetal quanto óleo essencial.

Algumas pesquisas indicam que o óleo de cártamo pode ter efeitos de alívio da dor, bem como ação antioxidante e anti-inflamatória — que ajudam a combater os danos causados por radicais livres.

O óleo de cártamo também pode ser usado topicamente em certos produtos de cuidados da pele e cosméticos, devido aos seus efeitos hidratantes, dando à pele uma aparência mais suave e macia.

Ele também pode ser utilizado para fortalecer os cabelos e promover o crescimento saudável dos fios, graças ao alto teor de ácido linoleico. Confira outros 8 óleos que também ajudam a tratar o seu cabelo.

Óleo vegetal de cártamo e óleo essencial de cártamo

O óleo de cártamo é a versão comestível das sementes prensadas da planta. É comumente usado na culinária e na medicina, embora também possa ser usado na pele.

O óleo de cártamo também é usado como óleo transportador para outros óleos essenciais.

Já as versões de óleo essencial de cártamo são as versões destiladas ou prensadas das pétalas e partes de floração da planta. Apesar do nome, estas não têm a textura oleosa que as versões de óleo de cozinha possuem.  Na aplicação na pele, o óleo essencial de cártamo deve ser utilizado após a sua diluição; e não deve ser ingerido devido à sua natureza mais potente e outros ingredientes.

Versões comestíveis, puras, de óleo de cártamo podem ser aplicadas na pele sem qualquer preparação.

Óleos essenciais são mais potentes e são feitos apenas para uso a curto prazo. Interrompa o uso se notar quaisquer sinais de irritação ou reações, como erupções cutâneas ou urticária.

Óleo de cártamo para acne

Embora possa parecer estranho aplicar o óleo na acne, o óleo de cártamo é considerado não comedogênico, o que significa que não vai entupir os poros. Seus efeitos anti-inflamatórios também podem ser potencialmente úteis no tratamento de espinhas e manchas de acne. Também pode ajudar a desobstruir os poros quando usado algumas vezes por semana.

Para utilizar óleo de cártamo no combate à acne, misture-o com farinha de aveia e aplique na pele. Deixe durante dez minutos e lave com água.

Óleo de cártamo para eczema

Eczema é uma condição comum da pele. Os sintomas do eczema são respostas inflamatórias. Embora o eczema grave possa exigir medicação, você também pode ajudar a tratar manchas cutâneas por meio da dieta adequada e pomadas tópicas.

Os benefícios dietéticos do óleo de cártamo incluem ajudar o organismo a processar vitaminas solúveis em óleo, como as vitaminas A e E. Essas vitaminas ricas em antioxidantes são importantes para manter as células saudáveis.

Como um hidratante tópico, acredita-se que o ácido linoléico do óleo de cártamo ajuda a manter a integridade da camada externa da pele, evitando a descamação.

Aplique óleo de cártamo puro diretamente no seu eczema sempre que desejar. Se você estiver usando óleo essencial diluído, use apenas uma ou duas vezes por dia.

Óleo de cártamo emagrece?

O consumo de óleo de cártamo tem sido associado ao emagrecimento; entretanto, há uma grande confusão em relação a essa propriedade.

O consumo de óleo de cártamo natural não possui estudos significativos que o associam ao emagrecimento. Sua versão em cápsula, em contrapartida, possui estudos que concluem que o consumo pode auxiliar na queima de gordura.

A desvantagem é que essas cápsulas são uma versão alterada quimicamente do óleo de cártamo, e podem causar efeitos adversos; além de não proporcionarem perda de peso de grande relevância. Para saber mais sobre esse tema, dê uma olhada na matéria Óleo de cártamo emagrece?.

O ingrediente também pode diluir o sangue e retardar a coagulação do sangue, o que pode afetar pessoas que possuem distúrbios hemorrágicos ou que estão submetidas a cirurgias. 


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais