Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

A sustentabilidade ambiental possui várias definições. Confira e entenda semelhanças e diferenças entre elas

O conceito de sustentabilidade ambiental, no Brasil, começou a ser desenvolvido na área de administração durante a década de 1990. Nesse período, foram publicados os principais livros e relatórios internacionais sobre o tema.

Entre os principais escritos que tratam de definir sustentabilidade ambiental estão aqueles apresentados na CMMAD (Comissão Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento) e na Agenda 21. Há destaque também a definição cunhada pelo economista francês Ignacy Sachs, que descreve a sustentabilidade ambiental como a capacidade que os ecossistemas têm de se manter diante de agressões humanas.

O que é sustentabilidade ambiental e sua importância?

De acordo com Ignacy Sachs, a sustentabilidade ambiental refere-se à capacidade de sustentação, absorção e recomposição dos ecossistemas.

Sachs afirma que “a sustentabilidade ambiental pode ser alcançada por meio da intensificação do uso dos recursos potenciais para propósitos socialmente válidos; da limitação do consumo de combustíveis fósseis e de outros recursos e produtos facilmente esgotáveis ou ambientalmente prejudiciais, substituindo-se por recursos ou produtos renováveis e/ou abundantes e ambientalmente inofensivos; redução do volume de resíduos e de poluição; e intensificação da pesquisa de tecnologias limpas”.

Serviços ecossistêmicos
O que são serviços ecossistêmicos?

Como garantir a sustentabilidade ambiental?

Em justaposição ao conceito de Sachs, a CMMAD afirma que para que haja sustentabilidade ambiental é preciso que não existam riscos para os elementos naturais que sustentam a integridade global do ecossistema, que são a qualidade do ar, dos solos, das águas e dos seres vivos.

A CMMDA afirma ainda que é necessário algumas ações para encontrar novas tecnologias para reduzir a pressão sobre o meio ambiente, que minimizem o esgotamento e propiciem substitutos para esses recursos.

limites-planetarios
O que são limites planetários?

De maneira contígua, a Agenda 21 define sustentabilidade ambiental como a relação sustentável entre padrões de consumo e produção em termos energético, de maneira que sejam reduzidas, ao mínimo, as pressões e problemas ambientais, o esgotamento dos recursos naturais e a poluição.

De acordo com o documento Agenda 21, os governos, em conjunto com o setor privado e a sociedade, devem atuar para reduzirem a geração de resíduos e de produtos descartados, por meio da reciclagem, nos processos industriais e na introdução de novos produtos ambientalmente saudáveis.

Como reciclar: dicas e cinco passos para começar

As definições de sustentabilidade ambiental da CMMAD e da Agenda 21 dão foco para as dimensões ambientais, econômicas e sociais. Por outro lado, alguns autores importantes como Ignacy Sachs reconhecem outras dimensões da sustentabilidade, como a espacial e a cultural.

Desenvolvimento sustentável

No que diz respeito ao desenvolvimento sustentável, a CMMAD considera que há princípios básicos a serem levados em conta para as práticas sustentáveis: as necessidades básicas dos pobres de todo o mundo devem ser atendidas como prioridade, garantindo o bem estar da população, e os recursos naturais devem ser limitados para que possam atender cada vez mais as necessidades das gerações presentes e futuras.

Esses dois conceitos, somados ao conceito de desenvolvimento econômico, convergem para o desenvolvimento sustentável, que busca o fim da pobreza, a preservação do meio ambiente, a redução da poluição ambiental e do desperdício no uso de recursos.

A partir desse ponto de vista, o termo desenvolvimento sustentável ficou consolidado e atrelado às dimensões ambiental, social e econômica, sem hierarquia e sobreposições entre essas três vertentes da sustentabilidade.

Diversas áreas incorporaram os princípios do desenvolvimento sustentável, que, até então, eram propostas alternativas ao desenvolvimento econômico, criando novos campos do conhecimento, como agricultura sustentável, turismo sustentável, sustentabilidade empresarial e a própria sustentabilidade ambiental.

Nas organizações, esses temas ainda se subdividem em operações sustentáveis, finanças sustentáveis e outros. A rigor, a gestão sustentável nas empresas e as pesquisas na área de sustentabilidade devem abarcar as três d o tripé da sustentabilidade para justificar o uso do termo sustentável. No entanto, para cada uma das três dimensões da sustentabilidade, há uma definição específica.


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais