Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

Implantar um projeto de captação da água da chuva em condomínios pode reduzir o consumo em até 50%, além de diminuir a pressão sobre esse recurso natural escasso

 

A captação de água de chuva em condomínios é uma ferramenta que está chamando cada vez mais atenção dos moradores de prédios. Existe até um projeto de lei em tramitação no Senado que torna obrigatório que novas edificações incluam o reaproveitamento da água da chuva para fins não potáveis já em seu projeto. Mas edifícios já construídos também podem se adaptar e incluir cisternas no sistema de abastecimento de água do condomínio.

As cisternas são reservatórios que captam e armazenam a água da chuva – entenda melhor o funcionamento desse sistema na matéria “Captação de água de chuva: conheça as vantagens e cuidados necessários para o uso da cisterna“. Além de pouparem esse recurso escasso, existe um benefício econômico de quase 50% no consumo. A água pluvial (da chuva) pode ser aproveitada para fins não potáveis, como limpeza de áreas comuns, irrigação de jardins, descargas de vasos sanitários, lavagem de carros, sistemas decorativos aquáticos, tais como fontes, chafarizes, espelhos e quedas d’água, reserva de proteção contra incêndios, entre outros.

Cisternas
Ideal para coleta de água de chuva ou para armazenar água potável. Fácil instalação
A partir de R$177,00
Economia na conta de água
Comprar
 

Mas como implantar um projeto de captação de água da chuva em um condomínio? Primeiramente, deve haver planejamento, saber qual o volume que será captado, o melhor local de instalação e onde a água será captada. O telhado é o local mais fácil para fazer a captação da água da chuva – pode ser o próprio telhado do prédio, ou o telhado do salão de festas, da churrasqueira… O melhor custo benefício é aproveitar a própria estrutura do prédio para instalar o sistema de abastecimento por água da chuva. Pode-se instalar o reservatório em locais mais elevados e, por gravidade, a água poderá ser utilizada em mangueiras ou retirada manualmente. Para conseguir saber o tamanho da cisterna que você deverá utilizar, basta pegar o tamanho do telhado (em metros quadrados) e multiplicar pela altura do índice pluviométrico da região (em metros), ou seja, a quantidade de chuva. Assim, o resultado será o volume em litros que chove na sua região.

Caso haja interesse, com um maior investimento, empresas especializadas podem otimizar o aproveitamento da água da chuva. A água captada pode ser enviada para um segundo tanque e se conectar a uma rede específica de encanamentos para abastecer os apartamentos individualmente. Deve-se analisar as plantas hidráulicas do prédio estudando a viabilidade do projeto e apresentar os pontos de conexão mais adequados sem impactar o sistema hidráulico original.

Entretanto, o mais comum é querer aproveitar a água da chuva nas áreas comuns do condomínio, de modo que o projeto de captação não exige grandes modificações na estrutura hidráulica, então o investimento é relativamente baixo e os ganhos são significativos. O custo de uma cisterna varia de acordo com seu volume de armazenamento. A Tecnotri fabrica cisternas verticais feitas de material 100% reciclado de volumes até mil litros a um preço de aproximadamente R$ 1800. Elas podem ser interligadas com outras aumentando a capacidade do seu projeto de armazenamento. Existem outras opções de sistemas de captação de água da chuva, como as minicisternas ou cisternas para captação da água da máquina de lavar roupa.

Apresente ao síndico um projeto para o aproveitamento da água da chuva e ajude a deixar o seu condomínio mais sustentável. Essa solução apresenta diversas vantagens para todos os moradores do edifício.

 

Veja o vídeo sobre como funcionam as cisternas residenciais.


Veja também:


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais