Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

A jaca tem propriedades antioxidantes, fortalece a imunidade e aumenta a energia

A jaca é um fruto frequentemente alvo de preconceito devido ao seu aroma forte e à sua viscosidade, que podem desestimular algumas pessoas. No entanto, é uma fruta comum em todo o Brasil, cultivada em toda a sua extensão territorial.

A jaca vem sendo apontada por pesquisadores da Universidade de Ciências da Agricultura em Bangalore, na Índia, como uma boa alternativa para a alimentação humana. Principalmente diante dos atuais desafios causados pelas mudanças climáticas. O Banco Mundial e as Nações Unidas advertiram recentemente que o aumento das temperaturas e as chuvas escassas já causam redução em colheitas de trigo e milho. E pode levar a guerras por alimento daqui a uma década, em média.

O fruto da jaqueira, notável pelo seu tamanho, é cultivado facilmente e resiste a pragas, altas temperaturas e secas. Além de possuir incrível quantidade de nutrientes. Cerca de dez ou doze gomos da fruta são suficientes para alimentar uma pessoa por metade de um dia. Ela pode ser consumida in natura ou cozida.

A jaca (Artocarpus integrifólia L) é o maior fruto cultivado e é nativo da Ásia, incluindo países como Tailândia, Indonésia, Índia, Filipinas e Malásia. Pertence à família Moraceae, que também inclui o figo e a amora, e é comum em regiões tropicais.

receitas com jaca
Aprenda a fazer 4 receitas com jaca

Qual o valor nutricional da jaca?

A jaqueira (Artocarpus heterophyllus) produz até 100 frutos por ano, que podem chegar a pesar até 37 quilos! Alguns dos seus componentes são: 

  • Fibras 
  • Cálcio
  • Potássio
  • Ferro
  • Vitaminas A e C
  • Fósforo
  • Magnésio
  • Carboidratos 

Além disso, ela é uma boa fonte de vitaminas do complexo B, principalmente B2 (riboflavina) e B5 (niacina). Foi trazida ao Brasil pelos portugueses e adaptou- se facilmente ao nosso clima. Sendo cultivada em toda a região amazônica e costa tropical brasileira, do Pará ao Rio de Janeiro. A época do fruto é no período de dezembro a abril.

A fruta é classificada em duas variedades de acordo com a consistência da polpa dos frutos: 

  1. A jaca dura, que apresenta polpa firme e frutos maiores;
  2. A jaca mole, que possui frutos menores e macios, porém mais doces.

Como consumir a jaca?

O teor calórico da jaca é de 94 calorias para cada 100 gramas. O consumo mais comum da fruta é in natura, mas pode ser comida fresca, em saladas de frutas, compotas, xaropes, doces e geleias. 

Vegetarianos e veganos apreciam a chamada “carne” de jaca, que consiste no fruto verde cozido e desfiado. Se você frequenta o circuito gastronômico vegetariano, já pode ter visto por aí barraquinhas com coxinhas de jaca ou “carne” louca feita com o fruto. Receitas novas apresentam a jaca até em formato de chips crocantes.

A maioria das pessoas descartam as sementes, mas elas também são muito nutritivas: possuem 22% de amido e 3% de fibra alimentar. Podem ser consumidas cozidas, assadas, torradas ou em forma de farinha (uma alternativa de proteína alimentar que pode ser utilizada em diversas receitas).Por possuir grande concentração de carboidratos (cerca de 22%), a jaca apresenta um grande potencial para a fabricação de bebidas alcoólicas. Na Índia, é popular uma aguardente feita a partir da fermentação de sua polpa.

Jaca
Foto de jaikishan patel na Unsplash

Quais são os benefícios de comer jaca?

Em diferentes partes do fruto, a jaca possui componentes com efeitos funcionais e medicinais que aguçam o interesse da comunidade científica. Como os antioxidantes que neutralizam radicais livres e previnem diversas doenças.

Ela possui ainda fitonutrientes diversos: lignanas, isoflavonas e saponinas. Eles oferecem benefícios à saúde, com capacidade de combater cânceres (de cólon e de pulmão), pressão alta, úlceras e outros transtornos intestinais, envelhecimento celular e perda da massa óssea.

Contém vitamina C, famoso antioxidante que protege o corpo contra os radicais livres, fortalece o sistema imunológico e mantém a saúde das gengivas. Já as folhas da jaqueira têm potencialidades de curar febre, furúnculos e doenças de pele.

Veja outros benefícios bem legais que a jaca pode proporcionar:

Ajuda o funcionamento intestinal e previne o câncer de cólon

Jaca é rica em fibras, contendo aproximadamente 3,6 gramas de fibras a cada 100 gramas de fruto. Além disso, seu consumo regular pode ajudar a prevenir a constipação e aliviar os sintomas das hemorroidas. A jacalina (lectina presente nas sementes) apresenta efeito anti-proliferativo sobre células de câncer de cólon.

Aumenta sua energia

Jaca contém frutose e sacarose, que dão ao corpo a energia que ele necessita.

Boa para a saúde cardiovascular

O potássio da jaca (303 mg a cada 100 g) ajuda na redução da pressão sanguínea e reverte os efeitos do sódio. Esses efeitos aumentam a pressão arterial e afetam o coração e os vasos sanguíneos. Assim, o fruto auxilia na prevenção de doenças cardíacas e derrames. A vitamina B6 reduz os níveis de homocisteína do sangue, diminuindo o risco de doenças cardíacas.

Controle da asma

Há algumas pesquisas que mostram que se você ferver a raiz da jaca e consumir o extrato, você pode diminuir os seus problemas de asma.

Previne anemia

Jaca contém cerca de 0,5 mg de ferro em 100 g de fruto. Isso auxilia na prevenção da anemia e também ajuda na circulação sanguínea adequada. 

Além disso, possui vitaminas A, C, E, K, niacina, ácido fólico, ácido pantotênico, vitamina B6 e minerais como cobre, manganês e magnésio. Esses nutrientes têm papel fundamental na formação do sangue. Por ser rica em vitamina C, a jaca também aumenta a capacidade de absorver ferro.

A manutenção de uma glândula tireoide saudável

O cobre desempenha um papel importante no metabolismo da glândula tiroide. Especialmente na produção e na absorção de hormônios; sendo uma ótima fonte desse mineral.

Ossos mais fortes

O fruto é rico em magnésio, com 27 mg em 100 g de fruta jovem e 54 mg em 100 g de semente. O magnésio, auxilia na absorção do cálcio, fortalecendo o osso e evitando as perturbações relacionadas, tais como a osteoporose e a artrite.

Osteoporose: o que é, sintomas e tratamento

Contra o envelhecimento de sua pele

Os antioxidantes presentes na jaca ajudam a retardar o envelhecimento, e a água presente no fruto auxilia na hidratação da pele. Além disso, sua vitamina C participa da produção de colágeno.

Saúde para a sua visão

A vitamina A presente no fruto protege seus olhos dos raios UV e previne catarata. Devido a seu efeito antioxidante, ela é eficaz para evitar a degeneração da retina.

Quem não pode comer jaca?

Muitas crenças populares podem afetar o consumo da jaca. Embora parte da população acredite que não se pode beber água após comer a fruta. Ou que o seu consumo durante a menstruação possa fazer mal, não há nenhum estudo com embasamento científico que comprove essas associações.

Os malefícios da jaca só são efetivos em casos específicos, como a alergia à própria fruta ou ao látex e pólen de bétula. Além disso, ela também pode ter um efeito negativo em pacientes com doença renal crônica (DRC) ou insuficiência renal aguda. Isso por ser rica em potássio. 


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais