Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

Confira os benefícios do óleo de castanha-do-pará

Se preferir, vá direto ao ponto Esconder

A Bertholletia excelsa, popularmente conhecida como castanha-do-pará ou castanha-do-brasil, é uma árvore de grande porte, nativa da Floresta Amazônica, no Brasil e na Bolívia. A castanha é a semente contida dentro do fruto. Ela é uma oleaginosa de alto valor energético e que possui muitos lipídios, ácidos graxos e compostos antioxidantes (saiba mais na matéria “O que são antioxidantes? Veja quais alimentos são ricos nessas substâncias e entenda por que é importante consumi-los“).

Seus benefícios não param na semente. O óleo de castanha-do-pará é extraído por meio da prensagem a frio das sementes secas ou via extração por solvente, utilizando etanol ou compostos derivados de petróleo. O óleo obtido da castanha-do-pará apresenta muitos componentes. É muito rico em ácido graxos, principalmente ácido linoleico, linolênico, oleico, ácido palmítico, vitaminas A e E, diversos minerais e oligoelementos, como cálcio, ferro, zinco, potássio e selênio.

Mas você sabe dos diversos usos do óleo de castanha-do-pará no mercado brasileiro? Além de alimento ele é utilizado na indústria farmacêutica, cosmética, na produção de tintas e vernizes e também está sendo estudado para ser aplicado como matéria-prima para combustível renovável.

óleos vegetais
Privado: Óleos Vegetais
Conheça os óleos vegetais e suas diversas possibilidades de uso e benefícios para o dia a dia.
A partir de R$32,00
Frete CO2 neutro
Comprar

Aplicações

Os vários componentes presentes no óleo de castanha-do-pará são responsáveis por suas aplicações e propriedades. Por garantir muitos benefícios, é um óleo muito utilizado nos tratamentos de beleza e na fabricação de cosméticos.

Os ácidos graxos, principalmente o linoleico (ômega 6) e linolênico (ômega 9), são essenciais na formação do tecido epitelial e são encontrados na castanha. Eles participam dos processos bioquímicos e fisiológicos de formação da barreira cutânea, agindo como lubrificante em cicatrizes. A presença dos minerais e oligoelementos é muito importante para a regeneração do tecido, sobretudo o zinco, que além de acelerar o processo de cicatrização, afasta o risco de infecções.

As vitaminas A e E são indispensáveis para a proteção da pele. A vitamina E – ou tocoferol – possui importante ação antioxidante e combate os radicais livres, agindo na prevenção do envelhecimento cutâneo, no aparecimento de rugas e flacidez. O selênio contido na composição do óleo vegetal também é um composto que auxilia no combate ao envelhecimento, potencializando essa ação.

O óleo de castanha-do-pará é considerado um dos melhores óleos vegetais com poder de hidratação. É lubrificante e emoliente, o que torna a pele mais suave e impede a perda transepidermal de água, aumentando muito a hidratação da pele e dos cabelos. Além disso, o óleo possui componentes importantes para repor a barreira lipídica da pele, minimizando o ressecamento e a desidratação.

Pode ser usado tanto na pele do corpo e do rosto quanto nos cabelos, proporcionando maciez, suavidade e evitando o ressecamento da pele (por ser emoliente). O óleo de castanha-do-pará forma um filme protetor sobre a pele impedindo a evaporação da água e a desidratação, podendo servir como ingrediente nos filtros solares.

Quando aplicado nos cabelos, o óleo repara danos e devolve o brilho natural. Muito indicado para cabelos quebradiços, secos, opacos e quimicamente tratados por nutrir e hidratar profundamente os fios, ele é considerado um dos melhores condicionadores para cabelos desidratados e danificados. Em pessoas com cabelos escuros, o óleo vegetal de castanha-do-pará pode intensificar a cor.

Tanto na pele como nos cabelos, o óleo pode ser aplicado puro ou combinado com cremes hidratantes ou até mesmo com outros óleos vegetais, além de que sua aplicação pode ser feita sempre que houver necessidade, sem restrições. Ele também é utilizado como ingrediente na produção de sabões e sabonetes artesanais, lubrificante para relógios e na fabricação de tintas para artistas plásticos.

Certifique-se que o óleo vegetal é puro e natural antes de utilizá-lo, pois alguns podem conter substâncias químicas nocivas à saúde. Você pode encontrar o óleo de castanha-do-pará 100% puro na Loja eCycle.

O óleo de castanha-do-pará não serve somente para cuidados estéticos. Quando adicionado na salada ou em pratos quentes, pode trazer ainda mais benefícios, pois fortalece o sistema imunológico, equilibra o funcionamento da tireoide e previne doenças neurodegenerativas. No entanto, é um óleo calórico – não deve ser consumido em excesso ou cozido com outros alimentos.

Descarte

Vale ressaltar também que o descarte indevido de óleos provoca sérios impactos ambientais, principalmente contaminação da água. Dessa forma, o descarte de óleos vegetais em ralos e pias é inadequado, pois pode causar diversos riscos ambientais, além de proporcionar entupimento nos encanamentos. Portanto, para efetuar o descarte correto, coloque os resíduos de óleo em um recipiente plástico e leve-o a um ponto de coleta para que o óleo possa ser reciclado.

Confira quais são os postos de reciclagem mais próximos de você.


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais