Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

A poluição térmica é um risco para os ecossistemas e pode afetar espécies

A poluição térmica é pouco conhecida por não ser facilmente observável (ela não é visível ou audível), mas seu impacto é considerável. Ela ocorre quando a temperatura de um meio de suporte de algum ecossistema aquático (como um rio, por exemplo) é aumentada ou diminuída, causando um impacto direto na população desse ecossistema.

A poluição térmica do ar, embora menos comum, também pode provocar danos ambientais. A liberação de vapor de água por uma indústria em uma área com pouca dispersão do ar é um exemplo de poluição térmica do ar e pode causar a morte de pássaros, insetos e plantas.

Principais causas da poluição térmica

Poluição térmica
Imagem de Nik Shuliahin no Unsplash

Utilização da água para resfriamento na indústria

Indústrias e usinas de energia são as maiores fontes de poluição térmica. Centrais elétrica retiram água de uma fonte natural para resfriamento do maquinário ou a utilizam no processo produtivo, devolvendo-a posteriormente em maior temperatura.

Desmatamento

Árvores e plantas evitam que a luz do Sol atinja diretamente lagos e rios. Quando ocorre o desmatamento, esses corpos d’água são expostos à luz do Sol, absorvendo mais calor – o que aumenta a temperatura.

Desmatamento na Amazônia faz peixes de riachos “emagrecerem”

Erosão do solo

A erosão do solo faz com que os corpos d’água fiquem mais expostos – e então a luz solar ataca novamente.

Superfícies pavimentadas

A água que escoa para corpos d’água a partir de superfícies pavimentadas, como estradas e estacionamentos, principalmente no verão, podem elevar a temperatura geral da água, gerando poluição térmica.

Causas naturais

Erupções vulcânicas, atividade geotérmica e raios são fontes naturais de poluição térmica, já que podem causar alterações na temperatura da água.

Efeitos da poluição térmica

Este tipo de poluição tem diversos efeitos negativos no ecossistema. Entre eles:

Diminuição dos níveis de oxigênio na água

Uma das consequências da poluição térmica é a diminuição da solubilidade do oxigênio (O2) na água, o que faz com que o gás se difunda mais facilmente para a atmosfera, diminuindo sua disponibilidade. Essa diminuição pode causar o sufocamento de plantas e animais aquáticos.

A água aquecida pode fazer com que as algas cresçam na superfície da água, reduzindo os níveis de oxigênio a partir da sua respiração vegetal. Além disso, a decomposição de matéria orgânica e o metabolismo dos animais ocorre mais rapidamente, o que requer mais consumo de oxigênio do meio aquático.

Perda da biodiversidade

Mudanças de temperatura podem fazer com que certas espécies se locomovam para outro ambiente, enquanto outras espécies podem mudar para o ambiente mais quente. Organismos que se adaptam mais facilmente têm vantagem sobre os que não são adaptados para temperaturas mais quentes.

Impacto ecológico

Um choque térmico na água pode resultar na morte imediata de diversos peixes, plantas, insetos e anfíbios. Águas mais quentes podem ser favoráveis para algumas espécies, enquanto são letais para outras.

Algumas espécies estenotérmicas, isto é, que não toleram grandes variações de temperatura, como o salmão e a truta, podem levar a mudanças no seu organismo e metabolismo e até à morte desses animais.

Mudanças na reprodução

O aumento de temperatura causado pela poluição térmica afeta a reprodução de animais marinhos, causando uma liberação de ovos imaturos ou prevenindo o desenvolvimento normal de certos ovos. A diminuição de temperatura não permite que ocorra a reprodução.

Aumento de doenças

Sem enfrentarem condições térmicas adversas ou desfavoráveis, os parasitas dos peixes conseguem sobreviver e transmitir doenças mais facilmente.

Aumento da taxa de metabolismo

A poluição térmica causa mudanças no metabolismo, fazendo com que os organismos consumam mais alimento. Isso desequilibra a estabilidade da cadeia alimentar e o balanço das espécies do local.

Mesmo com todos esses efeitos negativos para o ecossistema, as necessidades humanas ainda acabam sendo colocadas em primeiro lugar. A fim de controlar a poluição térmica, normas e medidas governamentais são criadas para garantir que as indústrias utilizem de forma correta a água, retornando-a apropriadamente.

Uma solução para isso é o tratamento ou armazenamento da água e do ar antes de serem lançados de volta ao meio ambiente, para que voltem a uma temperatura próxima à do ambiente despejado. Porém, muitas indústrias não dispõem de medidas para controlar a poluição térmica por ser um investimento considerado “desnecessário”.


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais