Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

O bicarbonato de sódio possui diversas utilidades para a saúde. Confira alguns usos possíveis

Você já sabe o que é o bicarbonato de sódio e quais são as suas utilidades principais. Agora, veja algumas receitas com bicarbonato de sódio que podem te ajudar com alguns probleminhas simples de saúde. Ah, é sempre bom lembrar que, caso os problemas persistam, consulte um médico.

Bicarbonato para azia funciona? Descubra

Outras utilidades do bicarbonato de sódio

Antiácido para aliviar a azia no estômago ou indigestão ácida

O bicarbonato de sódio possui propriedades alcalinas e por isso é um ótimo remédio caseiro para azia.

Você vai precisar de:

  • Uma colher de chá de bicarbonato de sódio (2,5 g);
  • Um copo de água morna filtrada (500 ml).

Misture os dois e tome. Irá ajudar na má digestão, azia e dores de estômago. Saiba mais: Bicarbonato de sódio para a azia funciona?

Amenizar picadas de insetos e comichões na pele

Os ingredientes são:

  • Uma colher de sopa de bicarbonato;
  • 50 ml de água.

Misture os dois ingredientes, até formar uma pasta grossa. Aplique suavemente sobre a área afetada. Use os seus dedos (limpos) ou cotonete para aplicar. Deixe por cerca de meia hora, depois lave com água morna.

Bicarbonato de sódio
Bicarbonato de sódio é fórmula sustentável

Descongestionante nasal

Ficar com o nariz entupido é um baita desconforto e alguns descongestionantes nasais podem ser um pouco caros. Outra utilidade do bicarbonato para a saúde é o seu potencial de agir como um descongestionante nasal caseiro. Confira a receita, super fácil de fazer e usar:

Você vai precisar de:

  • Uma colher de chá de sal marinho;
  • Uma colher de chá de bicarbonato de sódio;
  • Um litro de água fervida.

Coloque em um conta-gotas e pingue três gotas em cada narina, três vezes ao dia. A solução deve durar 24 horas, depois é só refazer até seu nariz melhorar.

Para remover farpas e vidro da pele

Não pressione a farpa, apenas limpe e seque o local com água e sabão e aplique a seguinte solução:

  • 5 ml de água;
  • 1/4 de colher de chá de bicarbonato de sódio.

Faça uma pasta espessa com a mistura, aplique no local afetado e coloque um curativo em cima. Deixe por cerca de 24 horas. Ao retirar, a farpa estará visível, pois a pasta fará sua pele inchar, empurrando a farpa para fora. Se a farpa não estiver visível, refaça o processo.

Lembre-se: essas receitas caseiras não detectam o problema e não são garantia de eficiência. É sempre recomendável consultar um médico.

utilidades do bicarbonato de sódio
As diversas utilidades do bicarbonato de sódio

Outras utilidades do bicarbonato para a saúde

  • Na medicina, ele é muito usado usado para aliviar azia ou indigestão ácida, por isso faz parte da composição do sal de fruta. É conhecido como antiácido, o que o torna indicado para tratamento de algumas doenças intestinais, como úlceras e refluxo, mas que só deve ser utilizado sob prescrições e orientações médicas para essa finalidade;
  • Ele também é utilizado em tratamento de sangue e urina mais alcalinas, devido às propriedades neutralizantes. Geralmente, o bicarbonato disponível em farmácias é vendidos a três formas: pó, cápsulas ou em solução aquosa, ou seja, diluído em água, sob diversas concentrações, para ingestão oral;
  • Ajuda na prevenção e tratamento de garganta inflamada. Veja como fazer o seu remédio caseiro na matéria “18 opções de remédio para garganta inflamada“;
  • Alivia queimaduras leves de sol; pode-se aplicar uma pequena quantidade na pele úmida, durante um banho com água fria. Veja mais receitas para aliviar em “O que passar em queimadura de sol?“.

Curiosidade: pesquisadores fizeram o primeiro trabalho científico que registra benefício do uso de bicarbonato de sódio para frear metástases tumorais, como a do câncer. No estudo foram feitos experimentos em animais. Camundongos foram inoculados com tumores e tomaram bicarbonato via oral. Devido ao seu potencial neutralizante, ele eleva o pH da região do tumor, dificultando a sua proliferação. Veja o estudo completo.

limpeza-bicarbonato-sodio-pb
Faça limpeza com bicarbonato de sódio

Conhece outras utilidades do bicarbonato de sódio para a saúde? Conte para a gente.

Mas lembre-se de adquirir o bicarbonato de sódio de um fabricante confiável, pois só assim você terá a segurança que o produto é natural e que não prejudicou o meio ambiente em seu processo de fabricação.


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais