Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

Ótima no controle da oleosidade na pele e dos cabelos. Veja mais sobre seus benefícios

Se preferir, vá direto ao ponto Esconder

O arroz é a terceira maior cultura cerealífera do mundo, apenas ultrapassada pelas de milho e trigo. É uma planta da família das gramíneas que alimenta mais da metade da população humana do mundo. Além disso, também é possível extrair do grão o óleo de arroz , que tem um alto poder hidratante.

Estudos apontam sua origem no continente asiático, mas é atualmente consumido em países do mundo todo, tendo um lugar especial no cotidiano do brasileiro. O grão de arroz consiste em uma semente envolta por uma camada protetora, a casca. Na produção do arroz branco, a semente passa por um processo de polimento em que a casca protetora é removida. Mas um subproduto é obtido a partir dessa camada – ele é chamado de farelo de arroz utilizado para a extração do óleo vegetal.

O óleo obtido contém uma substância chamada de oryzanol, que é uma mistura de ésteres de ácidos felúricos com álcoois triterpenos e também é rico em tocoferóis (vitamina E). Esses compostos apresentam propriedades antioxidantes e por esta razão apresentam vários benefícios.

O óleo de arroz pode ser usado na hidratação do corpo e da pele e regula a oleosidade da mesma por ser uma substância facilmente absorvida. Com altos índices de compostos antioxidantes, esse óleo é muito usado para formulações cosméticas.

Serve como um renovador de células, melhora a elasticidade, aumenta a regeneração natural da pele e minimiza linhas de expressão e rugas. Tem poder anti-inflamatório e por ser facilmente absorvido, não obstrui os poros quando aplicado no rosto, mantendo-o sempre hidratado já que retém a umidade da pele. A presença de ácido felúrico e ésteres previne o envelhecimento precoce da pele ou até mesmo o causado pelo sol.

O poder anti-inflamatório e antioxidante do óleo de arroz ajuda no tratamento de dermatite atópica e psoríase. Ele promove hidratação e melhora a oleosidade da pele, formando uma camada protetora e evitando inflamações. O óleo serve como um tratamento complementar e pode atuar como um preventivo, uma vez que a pele hidratada causa menor possibilidade de formar feridas.

Nos cabelos, o óleo de arroz ajuda a controlar a oleosidade do couro cabeludo e combater caspas. Deve-se aplicar o produto massageando o couro para que o efeito se potencialize. Devido à ação reconstrutora e nutritiva, auxilia na prevenção e controle de pontas duplas e ressecadas, dando brilho e sedosidade, além de fortalecer a raiz do cabelo e auxiliar um crescimento saudável do mesmo. Também pode ser usado como óleo de massagem e para fazer sabão.

O óleo vegetal de arroz pode ser aplicado diretamente na pele ou nos cabelos, no entanto, pode ser misturado com cremes hidratantes, xampus ou condicionadores. Mas antes de aplicar, verifique se óleo vegetal é puro e natural, pois alguns tipos de produtos podem conter substancias químicas, como por exemplo os parabenos, que podem ser nocivas à saúde. Portanto, verifique os rótulos para certificar-se que o óleo é realmente natural e puro, evitando assim qualquer risco de contaminação.

Os benefícios do óleo de arroz puro também são grandiosos para saúde, podendo ser utilizado na alimentação. Ele ajuda na redução do colesterol ruim (aumentando o bom), estimula o sistema imunológico, ajuda a prevenir o câncer, melhora a saúde da pele, alivia os sintomas da menopausa e protege o coração – isso devido à sua ação antioxidante e à presença de vitamina E, que ajuda na prevenção de danos celulares. Pode ser usado no preparo de alimentos ou acrescentados em pratos, como peixe e saladas.

Descarte

Vale ressaltar também que o descarte indevido de óleos provoca sérios impactos ambientais, principalmente na questão de contaminação da água. Dessa forma, o descarte de óleos vegetais em ralos e pias é inadequado, pois pode causar diversos riscos ambientais e também entupimento dos encanamentos. Portanto, em caso de descarte, procure pelo local correto para esses produtos, coloque os resíduos de óleo em um recipiente plástico e leve a um ponto de descarte para que o óleo possa ser reciclado.

Você pode encontrar o ponto mais próximo para descartá-los.

Descarte de óleo de cozinha: como fazer?

Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais