Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

Receita de protetor labial caseiro é simples, econômica e feita com ingredientes naturais e sustentáveis

O protetor labial caseiro com óleo de coco é uma alternativa natural aos protetores convencionais, que podem conter substâncias prejudiciais à saúde. Com o tempo seco e a chegada do outono e do inverno, a sensível região da boca pode ser afetada. Se não tomamos cuidado, os lábios começam a rachar e a descascar. Mas dá para mantê-los hidratados gastando pouco e protegendo sua saúde.

É muito fácil fazer protetor labial caseiro à base de óleo de coco. A receita pode ser muito benéfica para o corpo, para o bolso e também para o meio ambiente, pois o preço de um protetor labial é alto e as embalagens não costumam ser biodegradáveis. Além disso, o protetor labial convencional, assim como batons e brilhos labiais, possui muitos componentes tóxicos e apresenta riscos à sua saúde.

Perigos do protetor labial industraizado

protetor labial disponível em mercados e farmácia pode levar em sua composição a geleia de petróleo, conhecida comercialmente como vaselina.

A principal característica desse composto derivado do petróleo é a capacidade de hidratar e impedir a perda de umidade da superfície aplicada.

Conhecido como petróleo branco, esse ingrediente comum em protetores labiais é utilizado também em lubrificantes, produtos para cabelo e embalagens de alimentos.

manteiga-de-cacau
Manteiga de cacau: para que serve e cuidados

Food and Drug Adminstration (FDA) dos Estados Unidos classifica a geleia de petróleo como um produto seguro e que pode ser comercializado sem a necessidade de uma prescrição médica.

Por outro lado, estudos mostram que a vaselina pode ser contaminada com hidrocarbonetos aromáticos policíclicos (PAHs) durante sua produção.

De acordo com a Agência de Proteção ao Meio Ambiente dos EUA (EPA), os PAHs são extremamente tóxicos, tendo mostrado durante testes o desenvolvimento de tumores e problemas no sistema reprodutivo de animais expostos a esses compostos.

Ainda há um grande caminho a ser percorrido para se chegar a um consenso sobre a segurança do uso desse tipo de produto. Mas por que se expor a esse risco, com tantas outras opções disponíveis? Além disso, é meio estranho usar petróleo como protetor labial, não é?

protetor labial mais nocivo para a saúde é aquele com componentes derivados do petróleo. Produtos quà base de ingredientes naturais são inofensivos e protegem os lábios da mesma maneira. Por isso, fique atento à composição do protetor labial que decidir levar para casa.

BHA e BHT: conheça substâncias nocivas à saúde

Aprenda a fazer protetor labial caseiro com óleo de coco

Selecionamos uma receita caseira e natural fácil de fazer e que pode ser personalizada de acordo com o seu gosto. O princípio básico da confecção é simples: você vai precisar de uma gordura (manteiga de base vegetal ou óleo) e uma cera (cera de abelha ou cera de carnaúba). Agentes aromatizantes e óleos essenciais são opcionais. Veja como fazer um protetor labial sabor limão à base de óleo de coco:

  1. Ingredientes
    Ingredientes

    • 1 colher de sopa de óleo de coco
    • 2 colheres de sopa de óleo de girassol
    • 1 colher de chá de cera de carnaúba
    • 10 gotas de óleo essencial de ylang-ylang
    • Um pote pequeno e uma panela média para derreter e mistura (em banho-maria)
    • Um batedor ou colher para mexer tudo
    • Vasos ou tubos para colocar depois de pronto
  2. Modo de Preparo
    Modo de Preparo

    Pique ou rale a cera e coloque na panela menor juntamente com os óleos. Aqueça em banho-maria na panela maior até que a cera derreta e misture com os óleos. Uma vez que esteja tudo derretido, retire a mistura do seu protetor labial de óleo de coco do calor e adicione as gotas da essência de limão. O cheiro irá se dissipar um pouco, por isso, sinta-se livre para adicionar mais algumas gotas do que as listadas na receita. Se você achar que a mistura está começando a firmar, coloque-a de volta sobre o calor para derreter novamente. Deixe esfriar durante a noite (ou por cerca de 10 horas), antes de fechá-los. Pronto! Agora é só utilizar esse protetor labial com óleo de coco diariamente e dizer adeus aos lábios ressecados.

Se você não é muito fã do óleo de coco, veja como fazer um protetor labial caseiro com manteiga de cacau.


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais